Curso herdado dos EUA cresce como opção aos formandos.
A intensificação da atividade econômica no Brasil e nos demais países emergentes, bem como a internacionalização dos negócios, tem demandado um número cada vez maior de profissionais qualificados para as carreiras técnicas e cargos de gestão. A gestão tem uma grande importância para a competitividade das empresas, pois pode colaborar com o trabalho de diagnóstico do ambiente de negócios, pesquisa de mercado avaliando tendências, mapeamento dos recursos e competências disponíveis, planejamento estratégico, desenvolvimento dos projetos e definição dos critérios de controle de forma a alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos pelas organizações. “Os profissionais que concorrem a estas vagas de gestores na área de Administração e Negócios são continuamente exigidos por suas empresas e pelo mercado a buscar capacitações por meio de cursos de atualização e especialização em diversas área de conhecimento. Atualmente a graduação já não é mais suficiente e a pós-graduação passa a ser um dos diferenciais importantes nos processos seletivos”, diz a Professora mestre Maria Cristina Mendonça Siqueira, coordenadora dos cursos de MBA presenciais e a distância da Universidade Cruzeiro do Sul. Na área de Administração e Negócios, cresce a procura por MBAs, ou seja, cursos de pósgraduação do tipo Lato Sensu, que são especializações em alguma área específica de negócios como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Controladoria e Finanças, Logística Empresarial, entre outros. A denominação MBA – Master Business in Administration foi herdada dos EUA, país onde se iniciou este tipo de curso. No Brasil, um curso de Pós-Graduação Lato- Sensu, em nível de especialização, precisa estar regulamentado segundo resolução CNE/CES 1/2007 e só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior, devidamente credenciadas pelo MEC que independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, mas que devem atender ao disposto nesta resolução. Um curso de MBA no exterior, com duração de 2 anos, tem um custo total médio de cerca de $ 160.000 enquanto no Brasil, nas instituições mais renomadas os valores variam de R$ 40.000,00 a R$ 120.000,00. Tem se opção de buscar financiamento para pagar estes cursos. Algumas empresas pagam parte ou a totalidade do curso para seu funcionário. A avaliação da qualidade dos cursos pode ser feita pelo candidato a partir de uma pesquisa que verifique inicialmente se a instituição é credenciada pelo MEC (www.inep.gov.br) além da sua idoneidade e histórico de atuação acadêmica. Visitar a escola, conversar com o coordenador ou ainda com pessoas que fizeram ou fazem o curso, pode colaborar na análise e escolha de um curso mais adequado as necessidades e possibilidades do profissional.
Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.