Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento Museu do Ipiranga em Festa – realizado pela USP e pelo Sesc São Paulo, desde 2017, em homenagem à Independência -, acontece exclusivamente no ambiente digital. Até 7 de setembro, uma série de ações irá revelar as histórias ligadas ao Museu sob diversos pontos de vista, na campanha Ecos do Ipiranga – Um museu em que a história ganha novas histórias.
Durante o período, o público terá a oportunidade de se conectar com os muitos eventos por meio de vídeos, fotografias, filtros no Instagram, podcasts, um aplicativo com uma visita virtual ao museu em 3D, entre outras ações, disponíveis nas redes sociais do museu e no site.
A principal ação da campanha está programada para o dia da Independência, quando será lançado o videoclipe da música Paratodos, de Chico Buarque. A canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.
Sobre a estreia
O videoclipe estreará simultaneamente, às 14h, no dia 7 de setembro, nas plataformas do Museu, do Sesc e da USP e contará com uma participação de Chico Buarque, cantando um trecho da canção. Além disso, o clipe também será exibido no SescTV a partir das 16h, em diversos horários da programação.
No dia 1º de setembro, será lançado um aplicativo para visita virtual em 3D aos jardins do Museu. Portanto, como em um game, será possível caminhar por um cenário tridimensional, por meio de um avatar. O passeio permitirá voo panorâmico pelo ambiente e interação com elementos da fachada do edifício. Assim sendo, o aplicativo estará disponível nas versões para Android e iOS.
Também nesta data inicia-se a série de podcasts Ecos do Ipiranga, com sete episódios a serem lançados diariamente. Apresentados pela youtuber Débora Aladim, estudante de História, eles trazem conversas com especialistas e estudiosos da USP sobre as várias dimensões da Independência. Os episódios duram 20 minutos e tratam de temas como a memória da Independência e suas diversas narrativas.
Por fim, ainda no dia 1º, algumas das principais imagens do acervo do Museu do Ipiranga serão transformadas em filtros do Instagram. O público poderá incorporar na rede social os retratos de Dom Pedro I, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria e também “A baiana”, personagem anônima.
Notícia: Da Redação. Foto: Divulgação.
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