Veja a diferença entre Kinnect, Move e Wiimote.
Diante da nova era digital, o clássico controle de videogame foi praticamente abandonado. Para tentar aproximar ainda mais os jogos da realidade, as fabricantes de games perceberam que gráficos realistas não bastam para tornar seu console mais atrativo. Iniciado pela Nintendo com o Wii, agora a Microsoft e a Sony também entram na parada com os consoles Kinect e Move, respectivamente. Eles captam os movimentos dos jogadores. Mas se todos captam estes movimentos, qual a diferença entre eles? O Nintendo Wii veio cumprindo essa tarefa nos últimos anos, mas a proposta da Microsoft é bastante inovadora. No console Kinect, o controle é totalmente abolido e dá lugar ao corpo do jogador. O game possui duas câmeras. Uma RGB com 640×480 pixels, usada para reconhecimento de face e exibição de vídeos e outra em infravermelho para captar profundidade. Com esta dupla, o Kinect é capaz de detectar até seis pessoas no ambiente, mas somente duas podem jogar ao mesmo tempo. Além disso, o sistema também conta com reconhecimento de voz. Se o Kinect funcionar bem, pode apostar que será muito revolucionário. Já a Sony foi bastante criticada com o Move, acusada de plagiar o Wiimote. Mas há quem não concorde. O novo acessório para Playstation 3 tem a proposta de ser o mais preciso controle de movimentos no mercado unido ao melhor gráfico. Ele utiliza uma esfera luminosa, uma câmera, dois sensores inerciais e um magnetômetro para captar os movimentos. Um simples controle sem fio também acompanhará o Move, chamado Navigation Controller. Será possível que uma única pessoa utilize dois controles Move combinados para jogar. O Wiimote, já bastante conhecido, é o que fez a Nintendo explodir em vendas. Na época do lançamento, mudou totalmente o conceito de se jogar videogame. O Wiimote conta com 3 acelerômetros para captar os movimentos do controle e um sensor infravermelho para fazer o controle funcionar como uma espécie de apontador. Em 2009 foi lançado também o Wii Motion Plus, que melhora a precisão e o tempo de resposta dos acelerômetros. Ao controle pode-se também acoplar o Nunchuck (analogia a NunchakuW). Este acessório também possui 3 acelerômetros, mas sem o apontador infravermelho, autofalantes, nem a vibração do Wiimote. Conta também com uma alavanca analógica. Em relação aos seus concorrentes, o Wiimote é menos preciso, mas foi pioneiro e inspirou estas novas tecnologias que estão surgindo agora. Funcionando bem ou não, isso tudo é ótimo para os fanáticos jogadores. Cada tecnologia vai agradar cada jogador de uma forma diferente. Alguns jogadores, por exemplo, relatam que não se sentiriam à vontade sem nenhum controle nas mãos, outros tem condições financeiras que os permitem possuir apenas aquele de custo mais baixo. Isso sem falar na reivenção da maneira de se jogar. Hoje, com estes novos dispositivos e consoles, o corpo humano interaje com a máquina, abandonando àquela imagem de sedentarism Diante dos fatos, o importante é que a indústria de games não pare, que traga cada vez mais inovação e permita a todos nós uma experiência nova .
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
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