Envelhecimento é um processo natural que faz com que o corpo gradativamente, apresente diversas mudanças anatômicas e funcionais. À medida que estas mudanças vão progredindo, ocorre uma redução na capacidade funcional do corpo.

È comprovado a correlação entre alimentação inadequada (excesso de alimentos ricos em gorduras saturadas, trans e colesterol, açúcares, sódio), stress, sedentarismo, tabagismo, excesso de raios solares, poluição e aceleração no processo de envelhecimento associados a  doenças crônico-degenerativas.

Isto porque todas estas agressões geram maior formação de Radicais Livres (R.L.), os quais causam sérios danos nas células, fazendo com que ela perca sua atividade funcional.

Muitas substâncias encontradas nos alimentos podem ajudar prevenir os efeitos prejudiciais dos radicais livres, como principalmente a vitamina C, Vitamina E, e os carotenóides.

Vitamina C: tem função no combate aos R.L. potencializa a função da vitamina E, atua na prevenção do câncer, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e redução de cataratas.

Fontes: frutas cítricas (açaí, acerola, caju), tomates, pimentas, brócolis, repolho crus.

Vitamina E: também neutraliza os efeitos dos R.L., auxilia na prevenção de formação de coágulos sanguíneos e consequentemente, na redução dos ataques cardíacos.

Fontes: óleos vegetais, sementes oleaginosas, gérmen de trigo.

Carotenóides: tem função antioxidativa, anticancerígena, previne doenças cardiovasculares e catarata, auxilia na diminuição do processo aterosclerótico e conseqüentemente a progressão de doenças coronarianas.

Fonte: frutas e vegetais amarelados a alaranjados, brócolis e escarola.

Portanto, alimente-se melhor, tenha mais saúde e longa vida!

 

Dra. Roseli Rossi, pós graduada em planejamento, organização e administração de serviços de alimentação, é nutricionista e colunista do portal SP Jornal.