Nutricionista do Hospital Santa Virgínia dá dicas de como agir depois de abusar dos pratos gordurosos e das bebidas alcoólicas nas festas.

Quem resiste à mesa farta e a pratos caprichados comuns nas ceias de final de ano? Porém, a combinação desses dois atrativos – fartura e variedade – resulta, na maioria das vezes, em indisposição física e mal-estar estomacal, causados pelo exagero no consumo de alimentos e bebidas nas festas de Natal e Ano Novo.

Nesse período, as pessoas costumam comer alimentos com muito condimento que irritam a mucosa gástrica. Já o excesso de produtos defumados pode fazer subir a pressão arterial. Além disso, o consumo elevado de doces aumenta a glicemia, o que faz o indivíduo ganhar peso.

Mas se você acabou exagerando diante de tantas delícias, o importante é recuperar-se dos incômodos investindo em uma alimentação saudável, mais leve, com verduras, peixe e frango (cozidos, grelhados e assados), legumes, frutas e muita água. “Frutas e legumes são ricos em vitaminas e sais minerais e têm muita fibra que ajuda no bom funcionamento do intestino.

E a água é o melhor líquido para devolver a hidratação do corpo”, esclarece a nutricionista do Hospital Santa Virgínia, Cláudia Itosu. A profissional do HSV recomenda ainda, nos dias seguintes às ceias, evitar doces, alimentos condimentados e calóricos como frituras, carnes gordurosas, massas em geral, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

“A prática de exercícios físicos é muito importante. Não deixe de fazer, pelo menos, uma boa caminhada durante esse período de festas. Procure espantar a preguiça e aproveite para se exercitar na academia”, aconselha a nutricionista.

Cuidado com dietas radicais

É muito difícil perder peso nessa época do ano. Por isso, a especialista do Hospital Santa Virgínia recomenda investir em uma alimentação que mantenha as medidas. Nas ceias ou mesmo depois, prefira consumir carne mais magra (chester e peito de peru, por exemplo) e saladas que saciam a fome e diminuem a absorção de açúcar.

“Invista também em frutas da época para a sobremesa e em bebidas como sucos naturais sem adição de açúcar. E lembre-se: evite bebidas alcoólicas, que são calóricas”, comenta Claudia. Em relação às dietas radicais, a nutricionista faz um alerta:

“Reduzir drasticamente a alimentação para perda de peso deixa o indivíduo com metabolismo mais lento, o que é não é benéfico para a sua saúde”. Ela acrescenta que uma redução muito acentuada de calorias sinaliza inanição, e o corpo então retarda seus mecanismos internos.

Assim, é comum surgirem reações como mais cansaço, dificuldade de aprendizagem, lentidão e fraqueza.

Sobre o Hospital Santa Virgínia

Com quase um século de existência, o Hospital Santa Virgínia é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que olha para frente. Visa aprimorar suas habilidades técnicas e colocar à disposição de seus pacientes profissionais altamente qualificados e capacitados e tecnologia de ponta, sem se esquecer do que é mais importante: o atendimento humanizado.

 Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.