Assinada em 09 de Janeiro de 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei nº 10.639 que altera a Lei nº 9.394/96, lei de diretrizes e bases da educação nacional, incluindo nesta mais três artigos que versam sobre a obrigatoriedade da inclusão do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nos ensinos dos estabelecimentos públicos e particulares de ensino da educação básica.
A lei também acrescenta que o dia 20 de novembro no ano de 1695, foi o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A data deverá ser incluída no calendário escolar como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Mas, afinal, quem foi Zumbi? O que é Quilombo?
Foi um menino negro, nascido em Palmares, Alagoas, no ano de 1655. Capturado ainda recém-nascido e entregue como presente ao padre português Antônio Melo. O padre o batizou e deu-lhe o nome de Francisco. Achava Francisco uma criança inteligente e lhe ensinou português, latim e religião.
Considerado até hoje como um personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
Quilombos eram aldeias que ficavam escondidas nas matas, locais onde então os escravos se reuniam para levar uma vida livre, pois fugiam das fazendas e casas de famílias onde eram explorados e sofriam maus tratos.
Zumbi defendia suas liberdades de vida, assim se tornou um líder dos quilombos dos Palmares.
A data é para uma maior conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo negro africano na formação da cultura nacional.
E finalmente no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.
Por isso, devemos e falta muito para muitos refletirem que esta data é o início de uma conscientização não só para negros, mas sim para todos, e toda humanidade, todos os dias. Fim ao racismo, discriminação racial! Somos todos iguais!
E para ajuda desta conscientização ouçam a música “O Brasil é isso aí” de Arlindo Cruz com participação especial de Marcelo D2.
http://www.youtube.com/watch?v=e_NYKnKMRU4
Alguns dos muitos artistas reconhecidos pelos seus trabalhos.
Abdias do Nascimento, ator;
Alcione, cantora e compositora;
Djavan, cantor e compositor;
Floriano Teixeira, pintor e escultor;
Helio de laPeña, ator e comediante;
Lobo de Mesquita, compositor e regente de música clássica;
Machado de Assis, poeta e escritor.
Se você meu amigo leitor, deseja se tornar na vida um ser humano reconhecido e respeitado neste mundo no qual hoje vivemos, por favor, comece com o exercício da sua própria conscientização. Pensem nisso!
Simone Fernandes é formada em Cosmetologia, marketing, é pesquisadora e colunista do portal SP Jornal.
E-mail: artigosmkt@gmail.com