O ano de 2012 começou, e junto com ele as especulações de que o planeta passará por uma “transição” onde seus habitantes podem sofrer uma transformação física ou espiritual.

Você já deve ter lido ou ouvido algo a respeito do fim do mundo, teorias incluem a colisão da Terra com um planeta de passagem, um buraco negro ou a chegada do próximo máximo solar, mas estudiosos de diversas áreas (incluindo especialistas na cultura Maia) têm rejeitado a ideia de que uma catástrofe ocorrerá em 2012. Fazendo uma pausa nessa “história” de fim do mundo, gostaria de lembrar que no mês de junho, vinte anos após a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente), será realizada a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), um grande momento em que os olhares de todo o mundo estarão voltados ao Brasil, onde centenas de chefes de estado estarão discutindo as questões globais, com o objetivo de firmar compromissos políticos em torno da chamada economia verde e no combate à pobreza e à miséria.

“A Rio+20 é a chance de recolocar nosso mundo no caminho para um futuro sustentável. Nunca foi tão urgente que nos déssemos as mãos na busca de soluções compartilhadas e de cooperação para nossos desafios comuns”, destacou Sha Zukang, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Algumas pessoas acreditam no tal “fim do mundo”, e eu acredito que o mundo acaba para os que desistem de lutar.

O mundo pode estar acabando para os que passam fome, para os que perderam a esperança, para os que não tem liberdade, mas VOCÊ pode fazer parte da solução, alterando seus padrões de consumo, pensando em novas formas de fazer as coisas (em casa e no trabalho), participando de ações voluntárias, cobrando mudanças e ações dos governantes, discutindo essas questões com seus familiares e amigos, enfim, VOCÊ pode contribuir para que o planeta resista as ações humanas, suportando abrigar 7 bilhões de pessoas, e os outros bilhões que ainda vão surgir. Como diria o poeta Criolo: “Não baixe a guarda, a luta não acabou!” Que 2012 seja de fato um ano de transição, onde as pessoas possam fazer mais por elas mesmas!

Ednei Fialho Lopes é especialista em meio ambiente pela FGV, lidera ações e projetos socioambientais junto ao Banco HSBC, é palestrante e colunista do Portal SP Jornal.