Do jeito que os negócios vão de vento em popa, a moleza deles vai acabar… O mundo passa por constantes transformações! Calma, não vamos falar de apocalipse nem de outras catástrofes catastróficas previstas para este ano. Vamos falar de emprego e mudança de vida! Olha só que legal!

O mercado emergente e promissor dos caloteiros de plantão! Isso mesmo, quem já não trombou com um na vida? Antigamente, era comum dizer que o dia que tal pessoa pagasse o que deve, o Corinthians ia ganhar a Libertadores… O Timão levou o caneco, mas o cara continua devendo.

Tem gente que ainda te promete mundos e fundos. Que vai te pagar com o tempo… Não caia nessa! Não é com tempo, é com dinheiro que tem que te pagar!

E mesmo assim, o dia em que este cidadão fizer isso, os corruptos do Brasil, num gesto de extrema generosidade, vão devolver centavo por centavo do que tiraram dos cofres públicos e você, amigo leitor, vai ter que cumprir as milhares de promessas que ironicamente fez, o dia que tal fato acontecesse.

Vai que você prometeu pagar alguém que também não pagou? Melhor não dar trela pra esse cara, deixa ele falar e segue andando.

O pior do caloteiro é que geralmente, todos eles são vítimas. Você sempre está errado, não importa o quanto explique, oriente, trabalhe e COBRE.

A máxima de que o cliente sempre tem razão, lhes cai como uma luva! Provavelmente, o publicitário que criou esta frase, a droga desta frase, também foi um caloteiro…

Tem o caloteiro que jura estar em dificuldade, chora, protela, pede pela alma do pai que morreu quando ele era criança…

E você resolve não criar caso. Mas enquanto você anda feito um camelo para economizar a passagem do ônibus, ele está mamando uma pinga no bar e o pai dele, vive com saúde melhor que a sua, também na esperança de um dia receber do filho, o que lhe emprestou!

E que um caloteiro pague sua dívida com você agora, se este velhinho receber o dinheiro dele! Não pagou nem pro pai, vai pagar pra você? Acorda meu! O caloteiro amigo é o pior de todos. Você acaba ajudando a pessoa pela amizade. Daí, um dia, do nada, ele chora pra ter um desconto…

Inventa reformas, remédios, contas (que ele também não paga) e você, pela amizade, dá o desconto. E tome pedido disto, daquilo, encomendas mil, e tome pechincha. Na hora da entrega, o cara ainda reclama do prazo e tome choro pra pagar. Sabe porque teu amigo pechinchou tanto? Foi só pela amizade…

É que ele não quis te dar um grande prejuízo. O negócio é cobrar antecipado. Malandro é malandro e mané é mané, como dizia o saudoso Bezerra da Silva. O cara te procura, negocia, chora pra baixar o valor e te dá um chequinho cruzado… Já é alguma coisa.

Só não explica que o cheque não tem fundo… Você fica verde para fazer o infeliz pagar a entrada e reza pra Deus forçar a criatura a pagar o resto depois…

Só que o infeliz, além de caloteiro, é ateu! Se não liga pra Deus, vai pagar pra você? O calote é um ramo tão promissor na sociedade, que no futuro, só falta inventarem empresas de consultoria no assunto.

Vão reunir os maiores caloteiros do mercado para ministrarem palestras e estratégias às grandes companhias, bem como as empresas de segurança em informática fazem com os rackers…

Você que é caloteiro, já deixe seu currículo à mão. Sua folga pode estar com os dias contados… a moleza promete acabar.

Fernando Aires é formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unicid, é jornalista e colunista do portal SP Jornal.