Acessibilidade é oferecer a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida condições de se locomover em espaços físicos de forma autônoma e segura, utilizar meios de transporte e acessar sistemas de comunicação e informação.
Para oferecer acessibilidade é necessário que entendamos o que cada deficiência necessita. Por exemplo: uma pessoa que usa cadeira de rodas, não poderá subir escadas e é necessário que o ambiente disponibilize rampas de acesso e elevadores; deficientes visuais contam com o auxílio do piso podotátil para terem autonomia no seu ir e vir e pessoas com nanismo precisam de objetos mais baixos para conseguirem acessá-los confortavelmente.
Dessa forma percebemos que a maioria dos espaços e meios de transporte e comunicação não são acessíveis, porque não levam em consideração a diversidade de necessidades das pessoas.
A acessibilidade é importante para promover a inclusão da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida na sociedade. Para este objetivo as tecnologias são ferramentas fundamentais: cadeira de rodas, muletas, bengalas, softwares etc. são auxílios necessários para cada deficiência.
Todo cidadão tem direito a saúde, educação, lazer, trabalho e moradia. A acessibilidade é a forma de possibilitar que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida exerçam sua cidadania com autonomia. Hoje esse público tem se manifestado para conquistar seus direitos e tem obtido muitas realizações, mas podemos observar que a falta de informação é um dos principais fatores para o atraso dessas conquistas. Uma sociedade acessível e inclusiva é o sonho de todas as pessoas, independente de terem alguma deficiência.
Claudiene Mortimer, comunicóloga e marketer, é profissional de Usabilidade e Benchmarking e colunista do SP jornal.