A obesidade infantil aumenta a cada dia e com ela também cresce a preocupação dos pais com relação à saúde das crianças.
No Brasil 15% são obesas e 30% tem sobrepeso (Ministério da Saúde/2011) e a prognóstico é que este número aumente se nenhuma intervenção for feita a respeito.
É importante que os pais tenham a responsabilidade sobre a educação nutricional de seus filhos e tome atitudes firmes a tempo quando perceberem problemas neste sentido.
O cardápio infantil deve conter todos os nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídeos) necessários para garantir um crescimento e desenvolvimento saudável.
Cereais, raízes e tubérculos (pães, macarrão, arroz, milho, mandioca, batata): fornecem os chamados carboidratos complexos que fornecem energia.
Leite, iogurtes e queijos (leite desnatado, iogurtes, queijos): ricos em proteínas que ajudam no crescimento e manutenção de ossos, pele, cabelos, unhas e etc.
Carnes, aves, peixes e ovos: são ricos em proteínas e possuem as mesmas funções dos leites e derivados.
Leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja): são ricos em proteína de origem vegetal, carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, que auxiliam no trabalho intestinal, controle dos níveis de colesterol.
Hortaliças e frutas: São importantes para a manutenção da saúde porque eles oferecem carboidratos (frutose), vitaminas, minerais, fibras e água.
Gorduras, óleo e açúcares (margarina, manteiga, óleos vegetais, banhas, chocolates, doces em geral e sorvetes): ricos em açúcar simples e gorduras, devem ser consumidos em menor quantidade porque favorecem a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia
Gorduras “boas”: óleos vegetais (azeite de oliva, canola, girassol), sementes oleaginosas (linhaça, castanhas, nozes, etc.): diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom, proporcionam saciedade e regulam glicemia.
Montar um cardápio colorido, com preparações atrativas pode estimular os bons hábitos alimentares das crianças!
Dra. Roseli Rossi, pós graduada em planejamento, organização e administração de serviços de alimentação, é nutricionista e colunista do portal SP Jornal.