No dia 07/11 aconteceu o painel de debates “A Comunicação Regional no Século XXI”, por intermédio da Universidade Cruzeiro do Sul. Teve o objetivo de discutir e abordar jornais e mídias de bairro, suas dificuldades, potenciais e migração digital do setor. A mediação do debate ficou por conta do professor de jornalismo Luiz Vicente. Cada convidado teve 15 minutos para discorrer sobre seus temas.
O evento ocorreu nas dependências do auditório Santander, no campus Liberdade. Contou com a presença de Ana Coluccio – jornalista responsável do Jornal São Paulo Zona Sul, Antonio Assiz – professor de jornalismo da instituição e diretor da Aramá Comunicações, Antonio Gelfusa Junior – diretor do Grupo Raiz (SP Jornal e Agência Pérgola) e Wagner Farias – diretor comercial da Gazeta de Pinheiros.
Ana Coluccio falou sobre e informação com credibilidade local. “Sempre houve uma ideia de que jornal de bairro é um bom caminho para se iniciar no jornalismo. Mas, na verdade, acredito que a mídia regional é, hoje, uma ótima alternativa para se construir a carreira”.
A jornalista também falou sobre a relação com as mídias digitais: “Se antes precisávamos de uma grande quantidade de exemplares impressos e equipes para distribuí-los, hoje as mídias sociais e buscadores ajudam na entrega da notícia e da publicidade para os leitores. Mas ainda estamos aprendendo a usar essas novas ferramentas”, finalizou.
Abordando o tema “O Global e o local no jornalismo comunitário”, Antonio Assiz falou da importância de um bom jornalismo regional. “Não é possível falar sobre uma região sem abordar os problemas, os buracos das ruas, entre outros assuntos. Cada jornal lidera uma luta diária e isso é fundamental, ter uma ou muitas causas”. Assis finalizou dizendo: “Não há jornalismo sem problemas. São os problemas que constroem um bom profissional”.
“Quantos somos e quantos de nós estão presentes no ambiente digital com um trabalho convergente?”. Esse foi um dos assuntos abordados por Antonio Gelfusa Junior no tema “Ambiente Digital e Inovação”. O publicitário falou dos hábitos de leitura e audiência na internet dos jornais regionais. “Muitas vezes a audiência do digital de uma única matéria sobrepõe a audiência do impresso em 2 ou 3 vezes. É preciso também observar se a roupagem e design dos jornais são interessantes, mas nada substituirá o “tato” enquanto sentido.
Wagner Farias, trouxe o tema “Desafio de vendas nos comércios e departamentos de marketing”. Discorreu sobre a importância de materializar em vendas as negociações. “Não há verba sem verbo. Precisamos mostrar o que temos de diferente, o conteúdo ligado ao bairro, a tradição dos veículos e seus diferenciais para persuadir os comerciantes”. Wagner ainda completou: “Comercializar não é fácil, mas os clientes de agência, marketing e o pequenos comerciantes são potenciais investidores”.
Apoio:
Jornal Infoleste, Gazeta de Pinheiros, Jornal de Vila Carrão, Jornal São Paulo Zona Sul, Gazeta do Tatuapé, Gazeta de Santo Amaro, SP Jornal, Agência Pérgola, além da participação de alunos de jornalismo da instituição.
Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.