Entre os participantes estavam moradores das várias áreas de risco da região.

Na manhã de ontem, dia 22, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, através de sua assessoria técnica em Defesa Civil, promoveu a palestra “Proteção e Defesa Civil – Monitoramento Participativo – Módulo I”, com a presença de técnicos que atuam em toda a cidade, a exemplo da geóloga da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Luciana Pascarelli Santos, e do também geólogo Ronaldo Malheiros Figueiras, que atua pela Secretaria de Segurança Urbana no COMDEC, sigla para Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Representando o coordenador de Defesa Civil da cidade, Jair Paca de Lima, esteve José Koki Kato, e pela Defesa Civil de Vila Prudente / Sapopemba, José Roberto Candido de Lima.

Na fala de todos, inclusive da subprefeita Patricia Saran, que não pôde estar no evento, mas transmitiu seu recado às mais de 100 pessoas que lotaram o auditório da Subprefeitura, está a importância de uma figura, além do próprio servidor público: a dos moradores que se tornam os articuladores de cada parte da cidade, dividida em suas microrregiões e cada uma delas com suas características próprias. Esses moradores que ajudam no chamado monitoramento participativo formam os NUDECS, que são os núcleos de Defesa Civil com que a sociedade conta na hora de agir com o máximo de agilidade e rapidez que a situação emergencial pede.

“Já realizamos curso sobre a percepção das situações em áreas de risco, como forma de sensibilizar moradores e comunidade sobre locais com riscos geológicos de diversos graus, como no morro do Madalena, na região do Sapopemba, e que tem ali todos os graus da escala de risco, que vai do 1 ao 4”, comentou Luciana.

Os palestrantes lidaram com o tema de forma clara e didática, utilizando diversos exemplos de fácil entendimento, e ficou claro a necessidade de se fazer mais cursos de capacitação, de mobilizar a sociedade, além de preparar melhor os agentes do poder público nas várias instâncias, além de se atentar para um conceito recém incorporado ao próprio conceito de Defesa Civil, que é o da proteção, como foi lembrado pelo geólogo Ronaldo Malheiros, que citou o novo marco regulatório, lançado em abril de 2012: a Lei no. 12.608, que institui a política nacional de proteção e defesa civil (PNPDEC). “O conceito sai de um olhar de combate, de emergência apenas, para o aspecto da prevenção. E isso envolve a sociedade como um todo, seja ela moradora de áreas de risco ou não”, disse. Outro tópico importante que foi abordado durante a palestra foi o trabalho que está sendo implantado nas escolas, chamado Defesa Civil na Escola, em que basicamente, os professores de várias disciplinas, mostram os principais conceitos de geografia e ciências dentro da própria comunidade aonde as crianças e os jovens vivem.

Durante o intervalo entre uma palestra e outra, os NUDECS da região de Vila Prudente / Sapopemba foram homenageados com a entrega de medalhas simbólicas, pela dedicação, abnegação e serviço ao próximo dentro da comunidade aonde vivem.

Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.