Levantamento pioneiro demonstra que a perna, o tornozelo e o pé são as regiões mais acometidas.
Os pesquisadores do São Paulo Running Injury Group (SPRunIG), que fazem parte do programa de mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), publicaram um levantamento inédito sobre as lesões mais comuns em corredores. A pesquisa foi divulgada na publicação neozelandesa Sports Medicine, a mais importante revista de medicina esportiva do mundo.
Pela primeira vez foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto. Após uma criteriosa seleção de artigos que tratam do acompanhamento de atletas, oito estudos foram analisados em profundidade. A conclusão é de que as lesões mais incidentes em corredores são: Síndrome do Estresse Medial da Tíbia (localizada na perna e popularmente conhecida como “canelite”), Tendinopatia Calcâneo (também conhecida como Tendinopatia de Aquiles, na região do calcanhar) e Fascite Plantar (planta do pé). A lista também inclui lesões na região do joelho, tornozelo e lesões musculares.
“Este estudo rompe com um paradigma de que o joelho seria o órgão mais prejudicado com a corrida e mostra que é preciso dar atenção para as extremidades”, destaca Alexandre Lopes, pesquisador do SPRunIG.
Sobre a Unicid
Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é pioneira na oferta do curso de Fisioterapia e de Engenharia de Telecomunicações, os quais, sob orientação do MEC, serviram de referência a muitas outras instituições de ensino superior, além de ter o único Curso de Medicina de SP reconhecido com conceito máximo. Atualmente, seus 500 professores, 400 funcionários e 26 mil alunos, estão distribuídos em seus quase 60 cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, além de diversos cursos de Extensão e Programas de Parcerias no Brasil e no exterior, todos afinados com as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Integra a Cruzeiro do Sul Educacional S/A, formada também pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP; pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília – DF; e pelo Centro Universitário Módulo , Caraguatatuba – SP; um grupo de ensino superior de atuação nacional que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados.
Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.