Candidatos não respeitam espaços públicos e particulares.

A população de São Paulo está assustada com a quantidade de cavaletes de políticos que estão desrespeitando a legislação, sem deixar espaço para os pedestres passarem em algumas praças e espaços públicos. Na zona leste da cidade, por exemplo, o desrespeito anda a todo vapor!

A ilha que existe entre a Praça Sampaio Vidal de fronte à Rua Argonautas, na Vila Formosa é um deles. O lugar está tomado por cavaletes e propagandas. No caso, os pedestres precisam utilizar outro caminho, pois não é possível circular neste espaço.

Uma outra ilha localizada na Praça Sampaio Vidal frente para a Rua Arapoca não é diferente. O espaço também está sendo utilizado de maneira irregular. Um local que comportaria 10 cavaletes recebe, atualmente, mais de 30 propagandas de candidatos.

Largo do Carrão, Av. João XXIII, Av. 19 de janeiro, Av. Mateo Bei, Radial Leste, alguns pontos da Av. Conselheiro Carrão, enfim, muitos locais sofrem com o abuso e falta de respeito.

São muitos os candidatos nestes espaços. Sandra Tadeu, Fernando Haddad, Paulo Fiorilo, dentre tantos outros. Muitas vezes o próprio candidato não tem conhecimento do desrespeito praticado por suas assessorias e comitês.

Porém, a sujeira não fica somente nos cavaletes. “Amanheci com diversos panfletos despejados do candidato Paulo Fiorilo em minha casa. Eram muitos e sujou todo meu quintal”, disse Odete Fidalga, moradora da Vila Carrão.

Em frente ao Cartório de Vila Formosa, na Av. Eduardo Cotching e em frente ao Colégio João Marques da Cruz, na rotatória da Rua Aracê, existem dois cavaletes do candidato Fernando Haddad que invadem a rua e contam com pedras que seguram os mesmos. Algum acidente pode acontecer nestes locais a qualquer momento.

Dentre de tantos candidatos expostos na mídia, o curioso é que muitos dos que já exercem o cargo político e pleiteiam a reeleição, votaram a favor da Lei Cidade Limpa. Por ironia do destino, hoje a prática dos mesmos é outra e a atitude envergonha a cidade. “Nós não podemos colocar uma placa irregular em nosso comércio, mas os candidatos emporcalham nossa cidade e nunca são punidos”, disse Ramiro Oliveira, comerciante do bairro de Vila Formosa.

No dia 16 de agosto, exatamente na ilha da Praça Dr. Sampaio Vidal de fronte à Rua Arapoca, um dos locais observados pela redação, na curva de acesso de retorno, devido à falta de visibilidade provocada pelo “enxame” de cavaletes, houve um acidente entre dois veículos.

Esses cavaletes são derrubados pelo vento e na maioria das vezes em vias públicas, fazendo com que um desvio brusco possa provocar um acidente que pode até ser fatal.

“Estes dias vi um cavalete que voou e acertou a lataria de um carro. O proprietário não quis parar e foi embora. Quem vai pagar o prejuízo dele?”, disse Augusto Sanches, que é motorista de ônibus e frequentador da Praça Sampaio Vidal.

Quem fiscaliza

No entanto, quem pode autuar ou mesmo fiscalizar estas ações irregulares? A redação procurou a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão para relatar a atitude destas candidaturas e a mesma argumentou que não tem autorização para fiscalizar estas falhas e que o fato é competência do Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Embora tramite a possibilidade de um convênio com a Prefeitura e o TRE para que possam fiscalizar as ações no futuro, infelizmente, isso não impedirá os problemas das eleições de 2012.

Como denunciar

Para ajudar a fiscalizar, entre no site do Tribunal Regional Eleitoral http://www.tre-sp.jus.br/ e clique no link denúncia on-line.

Basta preencher um formulário com informações e anexar  fotos ou vídeos. Quanto mais informações você tiver em mãos, melhor  poderá ajudar a manter a cidade limpa e coerente.

Ao final do processo, você receberá um número para acompanhar o andamento da denúncia.

Reportagem: Antonio Gelfusa. Fotos: Antonio Gelfusa Junior.