“Bolo não existe somente para reproduzir o visível, mas para tornar visível aquilo que esta além dos olhos.”
Um antigo chefe meu uma vez me disse que eu era uma pessoa revolucionária, cheia de ideais que mudariam o mundo e as pessoas. Mas ele também me disse que o mundo não dependia de mim, e que eu jamais conseguiria mudar as pessoas.
Sou capricorniana, teimosa, viciada em trabalho e, bom, teimosa. Nunca me diga algo que eu não possa fazer, pois mesmo que não seja possível eu vou tentar até o esgotamento. Até eu sair desiludida, triste, acabada… mas sinto muito, eu vou tentar.
Por isso eu levantei a bandeira: por mais dias com bolo!
Bolo é carinho e carinho muda as pessoas. Faça um teste, encontre uma pessoa bem brava, posessa, com sangue nos olhos, daquelas que soltam os mais cabeludos palavrões. Não grite com ela, não encare seus olhos furiosos, ao contrário, segure sua mão, faça-a sentar e dê a ela um bolo, de chocolate! A primeira reação pode ser de desconfiança, mas depois… Ah, depois deixe-a sozinha, recebendo o carinho, o afago que tantas vezes buscamos quando estamos perdidos dentro de nossa ira.
Não gostou muito desse teste? Proponho um outro. Sabe aquela sua tia que mora sozinha e nem gato tem? Pois bem, envie um bolo para ela, de fubá! Se quiser ser um pouco mais audacioso, junte talvez uma caldinha de goiaba. Não, não conte a ela! Faça surpresa. Deixe o bolo na porta de sua casa e corra! Ah, mas não esqueça o bilhete.
Penso que bolo é a materialização de um abraço, não existe forma mais perfeita para descrever o que um abraço representa! Uma vida sem bolo é a mesma coisa que fazer aniversário e não apagar velinhas, que graça tem? Momentos alegres precisam ser celebrados e a vida é celebração; e nada mais perfeito que um bolo para figurar um momento feliz.
Aniversário sem bolo não dá, é sacanagem demais. Não existe nem cantar parabéns sem um bolo com uma velinha diante do aniversariante. E vamos ser sinceros? Sem demagogias, por favor: não existe uma pessoa no mundo que não goste de ganhar bolo no dia do aniversário. Eu, pessoalmente, não conheço.
Então, venha para essa causa comigo: por mais dias com bolo! Por mais dias com carinho, por mais dias envelhecendo com categoria e folego para apagar as velinhas; por mais dias de alegria. Finalmente eu digo: por mais dias com amor, muito amor.
Joyce Galvão, 29 anos, proprietária da All About Cakes, apresentadora do programa “A Confeitaria” é colunista do SP Jornal.
E-mail: joyce.vgalvao@gmail.com