Os ouvidos de um bebê já estão desenvolvidos ao quinto mês de gestação, por isso, a audição é nosso primeiro sentido. De acordo com os médicos o bebê já pode ser estimulado por sons ainda no útero da mãe, sendo capaz de até mesmo reconhecer uma canção que seja repetida inúmeras vezes.
Mas por que a música tem a capacidade de acalmar um bebê? Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience deu a resposta. O cérebro humano ao ouvir uma música agradável libera muita dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer que pode afetar significativamente a condução elétrica da pele, os batimentos cardíacos, a taxa de respiração e até mesmo dilatar a pupila.
A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um artigo mostrando os benefícios das canções de ninar para os bebês. Neste artigo, o Professor e diretor do grupo Perinatal, Manoel de Carvalho, mencionou que a música certa faz com que os recém-nascidos fiquem com a frequência cardíaca regular, chorem menos e se mantenham mais calmos.
Ele mencionou também que, diferente do que muitas pessoas falam, música clássica não acalma os pequenos. Isso por que as composições são irregulares, nem sempre com notas musicais serenas, o que pode agitar ainda mais os bebês. Segundo ele, as antigas canções de ninar são as melhores! Mas o que isso tem a ver com marketing?
Sabendo dessa forte relação da música com as reações do nosso cérebro, empresas a tem utilizado como estratégia de marketing para acalmar ou para agitar seus clientes. Grandes redes como Walmart utilizam a música em larga escala: ou para manter o cliente dentro do mercado por mais tempo, ou para acelerar suas compras.
Em redes de fast foods por exemplo as músicas são mais agitadas por que se espera um giro rápido de pessoas. Em um restaurante em que se deseja que a pessoa fique por muito mais tempo e consuma mais, normalmente as músicas são bem calmas e tranquilas. As músicas também são muito utilizadas em teleatendimentos.
Elas estão ali para que o cliente fique calmo e não perceba o tempo que está esperando para ser atendido. A mesma estratégia é utilizada em consultórios e outros estabelecimentos com sala de espera: fazer com que as pessoas se sintam menos apressadas e mais calmas ao ouvir uma boa música.
Em todos os casos, escolher a música errada poderá ter um efeito negativo. Portanto, se for utilizar música ambiente em seu negócio é necessário levar vários fatores em consideração.
Assim como deve-se escolher a música ideal para acalmar os bebês, o mesmo se dá para a utilização da música no comércio. A escolha deve ser bem feita e correta para que ela produza os melhores efeitos!
Gabriel Garrido é coordenador de marketing de empresa multinacional e colunista do Portal SP Jornal.
E-mail: gabriel_garrido@terra.com.br