As férias mal terminaram e já vejo muita gente preocupada com a balança. Verão sempre foi sinônimo de saúde, muita fruta, muita salada e esporte, mas junto com a saúde de alguns vem sempre o camarão frito com cervejinha, a caipirinha repleta de açúcar e o sorvetinho de meio da manhã, depois do almoço, fim de tarde e noite, de outros.

Qual a solução? Ora, equilíbrio! Essa palavrinha mágica que já a muito vem rodeando essa coluna, é o segredo para se ter uma vida saudável e repleta de felicidade. Só que o equilíbrio de cada um e de cada coisa é sempre diferente.

Existe gente que não tem propensão nenhuma para se preocupar com a alimentação e vive com um corpo e uma energia de dar inveja, outros, como é bem o meu caso, não pode se dar ao direito de sair muito da linha, e o jeito é tirar o máximo prazer de uma alimentação mais regrada.

O lema atual da Gastronomia é o respeito ao que a terra dá no tempo dela, ou seja, existe um tempo certo para tudo, até para a comida chegar ao seu melhor estado à nossa mesa. Estamos todos cansados de ouvir que devemos sempre buscar o que é natural, fresco e com cores vivas, ou seja, o que é da estação. Cores da estação não valem só para a moda não, as mesmas regras da moda podem ser repassadas para nossa comida e seguir essas “regras” já nos leva a um caminho certo para uma alimentação cheia de benefícios.

Verão é feito para aproveitar a energia do Sol, para relaxar enquanto os pés brincam com a areia e principalmente é um motivo para nos cuidarmos, já que o clima e a alegria dessa época do ano nos propicia a ter mais energia. Portanto, se o ponteiro subiu ainda dá tempo de recuperar o prejuízo, o Carnaval está ai.

Pular, se divertir e liberar todas as toxinas através da alegria do Carnaval é um exercício perfeito para quem quer aproveitar os últimos momentos do verão e entrar na correria do dia-a-dia com muito mais saúde. Aproveite os alimentos hits da estação, como sorvetes de iogurte, que são menos calóricos que os convencionais de massa, os peixes em ceviche que não possuem gordura e são super refrescantes e abuse dos sucos naturais [fuja das polpas, que geralmente vem com doses exageradas de açúcar], brinque com as frutas e faça suas próprias misturas. Eu por exemplo sou super fã de manga com maracujá!

Tire o que há de melhor do verão e principalmente, o que há de melhor em você.  A roupa tem que caber em você e não você nela. Você sempre valerá mais que um pedaço de pano. Coma e seja feliz. Agora se você quer mesmo caber numa roupa, coma, mas faça bastante exercício. Não existe milagre, meus amigos.

Joyce Galvão,  é chef de cozinha e Engenheira de alimentos.  Professora, pesquisadora de gastronomia, palestrante e colunista do portal SP Jornal.