Veículos atende 96 passageiros e usa bateria em caso de interrupção de energia.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes (SMT), apresentou na terça-feira, dia 23, o novo modelo de trólebus – ônibus movido a energia – que começa a circular na capital. Com 15 metros de comprimento, o veículo é inédito no país e tem maior capacidade de transporte, leva 96 passageiros. O modelo é o 93º de um lote de 140 novos veículos que farão parte da renovação da frota de trólebus, que começou em fevereiro de 2011.

Com tecnologia inteligente, o novo trólebus, chamado de Millenium 3, possui um espaço reservado para a instalação de baterias no teto que permitirão ao veículo uma autonomia para percorrer de três a cinco quilômetros sem necessitar da energia da rede elétrica aérea onde está ligado.  Além disso, existem faixas refletivas na parte externa, corredores mais largos que permitem melhor circulação, saídas de emergência e espaços reservados para cadeirantes, andador e cão-guia.

O modelo que entra em operação complementa as novas tecnologias que estão sendo testadas para reduzir a emissão de poluentes no ar de São Paulo.

Dentre as alternativas, destacam-se os ônibus movidos à bateria, que devem começar a circular em fase de teste até o fim do ano, biodiesel, energia elétrica, diesel de cana-de-açucar, e etanol.

A apresentação aconteceu na unidade Anália Franco da SP Trans, que fica localizada na Rua Nestor de Barros, Tatuapé.

Reportagem: Da redação. Foto: Fábio Arantes