Mais de 300 mil pessoas da região do Carrão, na Zona Leste da cidade, passam a contar com um novo equipamento de saúde. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de São Paulo entregou a 24ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital, no Carrão, bairro da Zona Leste, que funcionará 24 horas por dia. Com essa inauguração, a região passa a ter três UPAs.

“Esta é a 10ª UPA que eu inauguro. Desde 2017 já entregamos 21 UPAs nesta cidade, que só tinha três unidades, e eu ainda pretendo entregar mais nove, um avanço importante para o atendimento de urgência e emergência na cidade de São Paulo”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Para a construção da UPA III Carrão – Vereador Masataka Ota, foram investidos mais de R$ 14 milhões. Com capacidade para realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês, a unidade visa concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que contará com uma base no local e duas ambulâncias.

“Hoje é um grande dia pela inauguração deste equipamento importante para esta região, que não tinha um equipamento 24 horas. Um equipamento que foi uma luta dos moradores, que terão a oportunidade de utilizar serviços que não tínhamos em outras UPAs, tudo para que a população viva com qualidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A UPA III Carrão é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Hoje é um dia feliz para mim e para a toda a minha família, pois tenho certeza de que se meu marido estivesse vivo ele estaria com o sentimento de dever cumprido”, disse a ex-deputada e viúva de vereador Masataka Ota, Keiko Ota.

Estrutura física
A UPA III Carrão atende a todas as normas de acessibilidade vigentes e conta com 11 consultórios médicos, 7 leitos de emergência, 14 de observação adulto, 4 leitos de observação infantil e dois de observação em isolamento. Também há duas salas de avaliação de risco, sala de raio-X, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, psiquiatria, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios para funcionários.

“Só aqui serão 385 profissionais, sendo 7 dentistas que atuarão durante o dia e mais 7 à noite, 7 médicos cirurgiões durante o dia e mais 7 à noite, são 42 médicos durante o dia e 35 à noite, além de uma lista enorme de enfermeiros, técnicos, limpeza, segurança, atendimento, uma equipe muito bem-preparada que vai prestar um excelente serviço.”, disse o prefeito.

Com custeio mensal de R$ 5,1 milhões, a UPA oferecerá serviços de raio-X, eletrocardiograma, odontologia, laboratório de exames e leitos de observação adulto e infantil para pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de traumatologia.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.