Secretaria da Educação implanta projeto esportivo e social em 10 escolas estaduais da zona leste.
Por meio de parceria com o British Council e o Sport Club Corinthians Paulista, a iniciativa vai beneficiar cerca de 500 alunos com atividades inseridas no programa Escola da Família Utilizar o futebol em benefício de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade e como ferramenta de inclusão social. Esse é o objetivo do projeto Premier Skills.
A iniciativa será implantada em 10 escolas estaduais da zona leste de São Paulo, em parceria com o British Council (Conselho Britânico), a Premier League (liga de futebol profissional da Inglaterra) e o Sport Club Corinthians Paulista.
O propósito é oferecer aos estudantes atividades esportivas, culturais e educacionais dentro do Escola da Família para fortalecer a inclusão e o desenvolvimento social. A participação será aberta a todos os alunos que frequentam o programa.
Quem tiver interesse deve procurar a equipe do Escola da Família na escola estadual mais próxima. “O projeto foi inserido no Escola da Família pelo importante trabalho já desenvolvido pelo programa junto à comunidade e tem como objetivo utilizar o potencial de influência do futebol junto às crianças e aos jovens para reforçar entre nossos alunos noções de cidadania, de saúde e de respeito ao próximo”, explica o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
“A expansão do Premier Skills para São Paulo sempre esteve nos planos do British Council desde o início da implantação do projeto no Brasil. A parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Sport Club Corinthians Paulista é fundamental para conseguirmos atingir os resultados esperados no desenvolvimento e inclusão social de jovens por meio do futebol”, afirma Guilherme Guimarães, diretor de esportes do British Council.
A expectativa é beneficiar inicialmente cerca de 500 alunos que frequentam o programa Escola da Família em instituições administradas pela Diretoria Regional de Ensino Leste 4. A escolha das unidades se deve à proximidade com o estádio que será sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, o Arena Corinthians, mais conhecido como Itaquerão.
As ações serão desenvolvidas aos sábados e domingos, em horários pré-estabelecidos para cada faixa etária. Os estudantes terão, aos finais de semana, cinco horas obrigatórias de atividades, como jogos comunitários, brincadeiras, orientações sobre saúde e autocuidado, e sessões de leitura. A partir de 2013, os alunos terão também aulas de inglês, com material produzido pela Premier Skills especialmente para esse projeto.
Os profissionais do programa Escola da Família receberam treinamento específico de representantes que desenvolvem o projeto em Londres que estiveram no Brasil em meados de junho e setembro. As crianças e os adolescentes serão monitorados e avaliados permanentemente pelos educadores com base em critérios como participação, assiduidade, pontualidade, trabalho em equipe e conservação de materiais de uso comum.
Ao final de cada mês, os estudantes que conquistarem melhor pontuação em cada escola serão premiados pelo Sport Club Corinthians Paulista com uma visita ao Parque São Jorge e ingressos para um jogo de futebol do time no estádio do Pacaembu. Por mês, serão disponibilizados dois ônibus para os seis melhores colocados de cada unidade de ensino, que farão o passeio acompanhados por monitores.
No final do primeiro semestre de 2013, 40 alunos das escolas que se destacarem participam de um treino especial no Parque São Jorge.
Sobre o programa Escola da Família
Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa.
Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.
Sobre o British Council
O British Council é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1934 e que tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os mais de 100 países em que está presente por meio da construção de relacionamentos mutuamente benéficos nas áreas de artes, educação, esportes e inglês. No Brasil, o órgão iniciou sua operação em 1945, por meio de um decreto presidencial e desde então vem desenvolvido parcerias significativas. Atualmente conta com quatro escritórios localizados em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sobre o Premier Skills
O projeto, que já existe no Rio de Janeiro e está sendo ampliado e adaptado para São Paulo, promove ações que envolvem práticas esportivas e uma nova perspectiva de vida para os jovens em situação de vulnerabilidade. Para isso, contribui para a formação de educadores, voluntários e outros líderes comunitários que podem ser usados dentro da escola e fora do contexto escolar para proporcionar experiência esportiva de qualidade para jovens.
Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.