Saúde, meio ambiente, transporte e muito mais. Tamura fala com exclusividade.
Antes de administrar nossa região, temos conhecimento que o foi parlamentar e prefeito de uma cidade do interior. O Sr. poderia dizer a época e os cargos que ocupou e os trabalhos sociais desenvolvidos? Sim, na cidade de Capão Bonito fui vereador de 1992 até 1996. Em 1996 fui eleito prefeito da cidade e reeleito em 2000. Portanto exerci o cargo de prefeito por 8 anos, ou seja de janeiro de 1996 até dezembro de 2004. Entre os trabalhos sociais, destaco a redução da mortalidade infantil na região. Quando assumi o cargo, o índice de mortalidade era de 54 mortes para cada 1.000 crianças. Este índice, após um trabalho de recuperação do serviço de saúde; criação da Casa da Gestante, atendimento de pré-natal, entre outros trabalhos, caiu para 9 mortes em cada 1.000 crianças.
Como foi o processo na indicação de seu nome para ocupar a cadeira de subprefeito em nossa região? Através da indicação do Governador José Serra e do Secretário Andréa Matarazzo.
Desde que ocupou o cargo, qual o seu ponto de vista, analisando da forma em que encontrou a região, que está em projeto para realização? Faz aproximadamente 8 meses que estou no cargo de Subprefeito. A região está em ritmo de desenvolvimento acelerado, uma de minhas principais preocupações é com relação a preservação da qualidade de vida na região. Tenho alguns projetos em estudo relacionados ao assunto, para que os moradores, que são bastante comprometidos e atuantes, tenham sua qualidade de vida preservada e as características tradicionais do bairro sejam mantidas.
Qual o número de habitantes oficiais em cada região: Aricanduva, Formosa e Carrão? Fonte IBGE: Vila Formosa: 7,4 km2, 87.105 habitantes. Vale Aricanduva: 6,6 km2, 88.050. Vila Carrão: 7,5 km2, 74.250. Vale lembrar que tanto do ponto de vista populacional como territorial, a nossa região é maior que muitos municípios.
Temos a informação de um projeto de arborização na região, poderia comentar sobre o assunto com detalhes? É um dos compromissos do Prefeito Gilberto Kassab, temos tido reuniões relacionadas ao tema e um importante passo foi dado com o projeto “Avenida Cor Vida” que levou muitas famílias para a região da Av. Aricanduva para plantar Ipês e Sakura. Além do fato simbólico destacando aótima relação entre brasileiros e orientais (Ipês são árvores símbolo do Brasil e Sakura do Japão) -e que as próximas gerações destas famílias possam cuidar da árvore- a região fica mais agradável e com o ar muito mais limpo. Como disse, esse foi o primeiro passo, este trabalho de arborização continua, futuramente em outros locais de nossa região.
Este ano, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação havia disponibilizado uma verba para a reforma do Clube Escola Manchester, e parece que o projeto foi congelado, o que realmente aconteceu? O Supervisor de Esportes da Subprefeitura tem tido reuniões na Secretaria de Esportes, acredito que teremos boas noticias; sei que já temos projetos aprovados para melhorias no clube, e emenda do Vereador Carlos Bezerra Jr. Foi apresentada junto a Secretaria para as melhorias do clube.
Na área da Saúde, existe algum projeto em andamento a ser executado pela PMSP? Sim, temos um projeto já aprovado para a ampliação e instalação de AMA especialidades na UBS-Antonieta que fica na Rua Cel. João de Oliveira Melo 440.
Em nossa região a área frente ao Shopping Anália Franco estava sendo ocupada por estranhos (particulares), a qual foi através de uma ação de reintegração de posse, devolvida à Prefeitura, qual é o projeto que órgão municipal pretende desenvolver? Precisamos consultar o Prefeito Gilberto Kassab sobre quais os projetos da Prefeitura para aquela área.
Já foi noticiado que nossa região terá uma ramificação do Metrô, o Sr. poderia informar nossos eleitores sobre os pontos dos terminais e o tempo para a execução do projeto?Segundo projeto do GovernoEstadual, serão 4 estações: Anália Franco, Formosa, Nova Manchester e Aricanduva. Pelo projeto, a previsão de entrega é até 2014.
E quanto ao córrego do Rapadura? Qual a previsão de término da obra? O jornal recebe muitas reclamações a respeito como roedores que sobem junto ao córrego em dias de chuvas, apropriações por munícipes até a beira da margem, a criminalidade que se desenvolve no entorno entre outros. Trata-se do programa “Córrego Limpo” e a previsão de término da obra é para o ano 2012. Com relação aos roedores e criminalidade, encaminharei ofícios para o Serviço de Zoonoses e para a Policia Militar do Estado de São Paulo solicitando providências para o local. Para encerrar a entrevista, a redação pede que o Sr. fale um pouco a respeito da região em todos os aspectos, inclusive na área imobiliária. Nossa região tem tido um crescimento extraordinário. Para se ter uma idéia no ano 2008 tivemos, em média, uma solicitação de aprovação para novos empreendimentos por semana; destaco ainda que temos a segunda maior valorização por m² da Cidade. Diante disso, trabalho para que tenhamos desenvolvimento com preocupação ambiental; que a qualidade de vida seja melhorada e as características de bairros, onde as pessoas se conhecem e mantenham suas tradições, sejam preservadas. Aproveito a oportunidade de entrevista em vosso conceituado periódico para pedir aos munícipes que colaborem com a Subprefeitura; não jogando lixo na rua e denunciando descartes irregulares de entulho através do telefone 2941-7888 (24h), lembro que por menor que seja o papel jogado no chão, se ninguém se conscientizar, em épocas de chuva, por mais que trabalhemos, infelizmente nossos rios e córregos continuarão poluídos e podemos ter alagamentos, enchentes, entre outros problemas.
Reportagem: Antonio Gelfusa. Foto: Divulgação.