Abrir a torneira e receber em casa o recurso mais precioso da terra: Esse é um benefício que os moradores das grandes cidades brasileiras tem, mas dificilmente param para refletir.
Rara por natureza, a água é um recurso finito, já que 97,5% de toda a água do planeta é salgada, e dos 2,5% que restam, dois terços encontram-se em estado sólido (nas geleiras e nas calotas polares), e a água doce em estado líquido está no subterrâneo, ou seja, apenas 0,26% de toda a água potável do planeta está disponível em lagos, rios e lençóis freáticos mais rasos.
Dessa pequena fração de água doce acessível é que os seres humanos e boa parte da fauna e flora dependem para sobreviver, e segundo relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas (ou 15% da população mundial) não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável, e se o padrão de consumo não mudar, dois terços da população do planeta poderão não ter acesso à água limpa em 2025. A falta de água não causa apenas sede, mas também muitas doenças.
Segundo a ONU, em todo o planeta 1,7 bilhão de pessoas não têm acesso a sistemas de saneamento básico e 2,2 milhões morrem a cada ano em todo o mundo por consumir água contaminada, contraindo diarréia e malária. O Brasil é o país mais rico do mundo em reservas hídricas, tendo sob seus domínios 13,7% da água doce disponível na Terra, esse volume poderia abastecer a população de mais cinco planetas (32 bilhões de pessoas) com 250 litros de água para cada um por dia, mas por incrível que pareça, 40 milhões de Brasileiros não tem acesso a água, já que 74% de toda água brasileira está concentrada na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população. Cerca de 70% das internações hospitalares no Brasil são causadas por doenças relacionadas à contaminação da água, e o índice de desperdício chega a 40% (setor produtivo e residências).
VOCÊ pode valorizar o benefício de ter acesso a água limpa em sua casa, tomando atitudes simples de economia (uma torneira pingando a cada 5 segundos representa, em um dia, 20 litros de água desperdiçada).
É preciso entender que se hoje VOCÊ é um dos terráqueos que tem acesso a água, se não tomar medidas de economia, consumindo-a com consciência, poderá aumentar a lista dos que não tem.
Ednei Fialho Lopes é especialista em meio ambiente pela FGV, lidera ações e projetos socioambientais junto ao Banco HSBC, é palestrante e colunista do Portal SP Jornal.