sp

Retornei das férias na última semana, e voltando para a minha rotina percebi o quanto o ritmo das grandes cidades nos induzem a fazer e a pensar de forma restrita.

Falando em rotina, veja o significado dessa palavra no dicionário: “Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, mecanicamente; repetição monótona das mesmas coisas; apego ao uso geral, sem interesse pelo progresso.

” Acordar, levantar, tomar um rápido café da manhã, enfrentar o congestionamento, trabalhar, trabalhar, trabalhar, voltar pra casa, enfrentar o congestionamento, ir pra aula, treinar na academia, jantar, ver TV, acessar a internet, tomar banho e tentar dormir.

Talvez a sua rotina não tenha algumas dessas peças, ou não esteja exatamente nessa ordem, talvez ela tenha ainda mais compromissos, talvez um pouco menos, mas a verdade é que a maioria dos moradores das grandes cidades são escravos da rotina, e dificilmente conseguem inclusive uma pausa para refletir sobre isso.

É contraproducente! Quantas vezes você reparou o ipê amarelo na avenida em que você passou, ou numa criança querendo atenção, ou até mesmo a beleza de um pôr-do-sol? A minha impressão é que estamos equivocadamente focados em produzir e produzir, e muitas coisas, pessoas e oportunidades vão se perdendo pelo caminho.

Você pode estar concordando com esse texto, mas deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a SUSTENTABILIDADE, tema desse espaço. TUDO.

Pessoas ocupadas demais em fazer sempre as mesmas coisas, em andar sempre do mesmo lado da rua, em pedir sempre o mesmo suco, em sentir sempre os mesmos cheiros, em falar sempre com as mesmas pessoas, em trabalhar, trabalhar e trabalhar, dificilmente vão pensar em algo novo, dificilmente vão pensar em como fazer as coisas de uma outra maneira, mais inteligente, com menores impactos ambientais, com menores custos, com parceiros ou com empresas mais capacitadas, enfim, o que eu quero transmitir é que SUSTENTABILIDADE está totalmente relacionada com CRIATIVIDADE.

Para ser CRIATIVO você precisa sair da ROTINA, então reflita sobre desligar o seu “piloto automático”. Vai ser bom para a sua vida, vai ser bom para o planeta.

Ednei

Ednei Fialho Lopes é especialista em meio ambiente pela FGV, lidera ações e projetos socioambientais junto ao Banco HSBC, é palestrante e colunista do Portal SP Jornal.

E-mail: contato@facasuaparte.com.br