O ano está acabando, e eu, nessa época, fico extremamente emotiva. Não emotiva porque vejo um mundo mais belo e colorido, mesmo porque esse tipo de visão está se tornando cada vez mais difícil, mas sim porque tenho momentos de reflexão sobre a minha vida, o meu passado e os planos para o futuro. [Será que existirá um futuro?] E esses momentos simplesmente me fazem chorar, assim de tão feliz.

E não sou só eu que vivo em um momento de reflexão, o mesmo ocorre com a Gastronomia. Hoje, mais do que nunca, a Gastronomia mundial vive um momento de reflexão intensa, um momento no qual chefes trabalham melhor suas cozinhas de maneira a não só atender um público mais amplo, mas de compreender as reais intenções da cozinha.

Como diria Brillat Savarin, os prazeres da mesa pertencem a todas as idades, credos e condições, e ultimamente é isso que a Gastronomia busca. Não só produtos regionais, de terroir, promovendo uma agricultura e uma cultura nacional, como também favorecer a todos o direito a uma boa e prazerosa refeição.

Há 10 anos atrás não falávamos em Gastronomia como falamos hoje, não víamos a mídia tão empenhada em buscar informações. Atualmente temos pelo menos 10 mídias dedicadas à área, mais de 30 universidades oferecendo o curso e milhares de jovens em busca de fama e sucesso. Mas minha reflexão é: o que significa Gastronomia?

Espero, sinceramente, que a Gastronomia seja vista muito além das entrelinhas de uma revista, de fotos bonitas e da fama de alguns chefes. Espero que ela seja vista como algo que reúne as pessoas em torno de uma mesa, um meio de celebrar alegrias e principalmente que seja vista como um direito de todos. Que nossos aspirantes a cozinheiros, professores, jornalistas e o que mais estiver relacionado à Gastronomia tenham o espaço necessário para se dedicarem à arte da cozinha, da maneira que deve ser.

Por fim, só posso desejar que o novo ano que segue seja de muito trabalho beneficiado de realizações e alegrias. Fazendo o que se ama, isso praticamente me parece a forma perfeita para o sucesso.

Um brinde a 2010. Até!

Joyce Galvão,  é chef de cozinha e Engenheira de alimentos.  Professora, pesquisadora de gastronomia, palestrante e colunista do portal SP Jornal.