Carlos Wizard fala de planos à crescimento econômico do país.

Em entrevista exclusiva ao SP Grupo de Jornais, Carlos Wizard Martins, presidente da Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, fala do grande sucesso da sua rede, da participação de sua empresa nos eventos sociais e da preparação dos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014. Confira a entrevista na íntegra.

Qual o explicação do grande sucesso da Wizard em todo o Brasil?  A Wizard tem uma metodologia que possibilita ao aluno falar inglês desde o primeiro contato com a língua. Para você ter uma idéia, em uma hora de aula, o aluno é capaz de reproduzir, de se expressar e de se comunicar livremente em mais de cem frases. Então, é uma metodologia totalmente voltada a desenvolver habilidade na fala, na conversação. A segunda explicação do sucesso da Wizard é seu elevado conceito, treinamento, qualificação e garantia de satisfação por parte do aluno. Nós realizamos convenções nacionais e regionais, de forma a garantir que o aluno que esteja lá no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, no interior da Bahia ou no interior do Amazonas tenha a mesma garantia de aprendizado como qualquer membro da rede merece ter. Consequentemente, os alunos são nossos maiores divulgadores, porque a partir do momento que eles estão satisfeitos com a proposta de aprendizagem, eles levam isso aos outros, seja na empresa, na escola, na faculdade ou na sua comunidade. E o terceiro aspecto que explica o sucesso da Wizard é o nosso forte investimento na área do marketing social, comunitário e esportivo, ou seja, nós estamos sempre vinculados a uma atividade que tenha uma abrangência maior do que a mídia em si. Nós patrocinamos shows musicais de várias partes do Brasil e concursos de modelos. Tivemos a modelo Ana Hickman como nossa garota propaganda no ano passado. Nós patrocinamos modalidades de esporte e estamos sempre presentes em aspectos de inclusão social. Um dos jogadores da seleção brasileira da Olimpíada Paraolímpica é nosso aluno lá na Paraíba. Somos a única escola do Brasil a ter uma metodologia de ensino em braile. Recentemente, temos feito um trabalho muito forte voltado para os grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil, ou seja, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Temos a consciência de que esses dois eventos trarão ao País um número imenso de turistas estrangeiros que, consequentemente, nós brasileiros, precisaremos estar aptos a receber estes turistas falando a língua deles. Então, lançamos um programa voltado aos taxistas, chamado “Taxista Bilíngüe”, onde temos parceria com várias cooperativas de taxi do Brasil aonde concedemos 50% de desconto na mensalidade e o taxista, por sua vez, entra com a publicidade no seu veículo divulgando a marca da Wizard. Fazemos um trabalho forte também junto ao Ministro dos Esportes Orlando Silva, no sentido de trabalhar com as 12 cidades sedes dos jogos em união com as Prefeituras, na qualificação da mão de obra em hotelaria, alimentação, transporte e prestação de serviço em modo geral. E, dessa forma, nós entendemos que a Wizard trará ao Brasil uma contribuição muito forte que irá além destes eventos, ou seja, será uma capitação linguística de primeira linha para a nossa população.

Em relação a própria Copa do Mundo e a Olimpíada, quais são os idiomas que a Wizard hoje fornece aos seus alunos? Há pretensão em ampliar esses idiomas até estes eventos acontecerem? A Wizard é uma escola de idiomas, onde ensinamos inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês. Embora a grande procura por parte dos alunos seja o inglês, dependendo da cidade temos uma procura bastante significativa dos outros idiomas, por exemplo, no norte do Paraná, existe uma procura muito grande pelo japonês, porque há uma concentração de japoneses naquela região. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, temos uma demanda maior do alemão, porque está vinculada a imigração européia na região. Existe também o caso de centros corporativos e específicos, como algumas empresas voltadas para o público chinês, então, aqueles executivos têm uma grande necessidade de aprender o chinês, uma vez que os contratos, as reuniões e os eventos que eles participam têm a ver com a língua chinesa.

Então a Wizard trabalha com cursos também dentro das empresas, propiciando capacitação para os executivos? Esse é um aspecto interessante, porque quando a empresa nasceu, há 22 anos, era especializada e atendia exclusivamente o público corporativo, então desde aquela época até hoje, uma parte significativa de nossos alunos está voltada para empresas, executivos, ou seja, aqueles que estão na gestão dos negócios. Ao passar dos anos, nós ampliamos o leque e passamos a atender uma parcela maior da população, como estudantes universitários, estudantes do ensino médio e fundamental e, atualmente, atendemos desde crianças pré-alfabetizadas até a melhor idade.

Hoje, qual o compromisso da empresa com relação à sustentabilidade? Nós temos um trabalho muito forte com relação à sustentabilidade porque reconhecemos que além de toda nossa existência aqui, temos a existência do planeta, portanto, é preciso pensar nas gerações futuras, então, mensalmente, nós temos em cada estado ações específicas que levam à sustentabilidade. Já tivemos belíssimos projetos de reciclagem, sobre a água, projetos de reutilização de embalagens, sacola orgânica, ou seja, cada estado acaba concentrado em uma área específica voltada e comprometida para a sustentabilidade.

 A Wizard fez parte do enredo de um dos programas de mais sucesso hoje no Brasil que é o Aprendiz Universitário, agora apresentado pelo empresário João Dória Jr. e participou de boa parte de sua programação. Comente sobre essa participação. A Wizard hoje está consciente que ela tem uma contribuição importante para o País que é a formação de uma nova geração. Então, hoje, temos a consciência de transformar nosso Brasil em um país bilíngüe, porque estamos caminhando para sermos a quinta potência do Planeta, o que, consequentemente, significa que teremos nossa economia mais aberta, mais globalizada. Nossos produtos e nossas empresas estarão cada vez mais presentes no exterior e é exatamente essa juventude e esses universitários que estão agora passando por esse processo de qualificação profissional e acadêmica que serão os líderes futuros. Por isso participarmos de um programa como o Aprendiz Universitário, do João Dória Jr., que é um líder empresarial de destaque no nosso país.

Reportagem: Antonio Gelfusa Junior. Foto: Divulgação.