Instituição faz campanha para Fundo Zona Leste Sustentável.

A Universidade Cruzeiro do Sul firmou parceria com a Fundação Tide Setubal para a captação de recursos para o Fundo Zona Leste Sustentável, fundo que arrecada e canaliza recursos financeiros, materiais, humanos e sociais para a zona leste de São Paulo. Com a iniciativa, os alunos poderão fazer doações para projetos de empreendedorismo que dinamizam a economia da região.

A doação será facultativa, no valor R$ 1,00, a ser incluído no boleto da mensalidade dos estudantes. Os recursos serão destinados ao financiamento de projetos de empreendedorismo e geração de empregos na Zona Leste de São Paulo, selecionados por meio de edital. Os dois campi contam com cerca de 16 mil alunos.

O Fundo Zona Leste Sustentável tem o objetivo de fortalecer pequenos empreendimentos instalados na região e propiciar um ambiente de desenvolvimento para esses negócios, gerando oportunidades de trabalho e renda.

A Universidade Cruzeiro do Sul, por meio de sua Empresa Júnior, também prestará apoio técnico às empresas apoiadas pelo Fundo, visando ampliar a competitividade dessas companhias no mercado.

Os doadores receberão informações periódicas sobre os projetos apoiados pelo Fundo. Caso queriam contribuir com a iniciativa, egressos e demais interessados podem se cadastrar pelo site www.zlsustenta.org.br.

Sobre o Fundo Zona Leste Sustentável

Criado em 2010, o Fundo Zona Leste Sustentável reúne recursos para beneficiar, preferencialmente, empreendedores que têm dificuldade de acesso ou não conseguem arcar com os juros das linhas de financiamento tradicionalmente oferecidas pelas instituições bancárias. Sua atuação é norteada por quatro elementos: apoio financeiro e técnico a iniciativas locais de empreendedorismo; base geográfica definida; existência de mecanismos de gestão compartilhada com representantes da comunidade local; mobilização de investidores, que podem ser pessoas jurídicas ou físicas.

Entre os resultados alcançados com os beneficiários dos primeiros editais, estão: aumento de receita nos empreendimentos, diversificação de produtos, acesso a crédito, formalização dos negócios e geração de renda local.

Além da Fundação Tide Setubal e da própria Universidade Cruzeiro do Sul, também participam: Associação Comercial de São Paulo – Distrital São Miguel, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – USP Leste, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Fundep, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Movimento Nossa Zona Leste, Sebrae-SP, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e Subprefeitura de São Miguel Paulista. Essas instituições ajudam a compor dois comitês de governança: o programático e o financeiro, que, respectivamente, dão as diretrizes de atuação e fazem o controle administrativo.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.