Em 2007, com um investimento de milhões de dólares, pesquisadores da universidade de Meiji, em Kawasaki(Japão) apresentaram um robô capaz de exibir 36 expressões faciais.
A indústria robótica considerou essa invenção como um avanço extraordinário! Devemos ficar felizes em saber que nosso rosto, consegue gerar cerca de 20.000 expressões diferentes. Por isso, nossa expressão facial é um bem valiosíssimo.
Ela é o meio mais rico e importante para expressarmos nossas inúmeras emoções! Na área comercial, se forem bem usadas, as expressões faciais podem trabalhar como uma poderosa ferramenta para potencializar as vendas.
Com ela, pode-se dizer ao cliente, sem necessariamente ter de abrir a boca: “É ótimo que você esteja aqui, iremos lhe atender da melhor maneira possível!” No entanto, dependo da expressão, a mensagem por ser: “Acho que você vai comprar pouco, e não quero lhe atender”.
Não é de hoje que a expressão facial é considerada como de grande importância para se ter sucesso em um negócio. Um antigo provérbio árabe já dizia: “Quem não sabe sorrir, não deve abrir uma loja”. Os clientes não buscam mais somente preço baixo, mas estão muito atentos e exigentes com relação a qualidade no atendimento.
Quando um cliente entra em um comércio, ele espera se sentir valioso, e encontrar alguém que esteja muito feliz com a sua presença ali! Um sorriso amigável, pode transmitir esse sentimento a ele, satisfazendo suas expectativas, e mostrando o poder de nossa expressão facial. Por isso, quem administra um negócio, deve estar atento a que mensagem seus colaboradores estão passando à seus clientes.
Muitos gastam uma fortuna na fachada de seu comércio (não que isso não seja importante) , mas infelizmente se esquecem de que a expressão facial de seus vendedores é a sua principal vitrine. Um atendente mau humorado, pode acabar com a imagem de uma empresa.
A escritora Tanya Reiman, autora do livro A arte da persuasão (Editora Lua de Papel, 2010), dá algumas dicas interessantes. Ela diz: “Não faça carrancas, não ria exageradamente nem faça expressões sarcásticas. Mostre entusiasmo genuíno, dê sorrisos genuínos, faça contato visual forte, incline-se ligeiramente para o seu cliente quando falar e balance a cabeça”.
Essas dicas quando realmente aplicadas, funcionam! Lembre-se que somente informação não muda hábitos e atitudes. Estar ciente da importância de fazer mudanças, é o que realmente conta.
Portanto, esteja atento para que todos os colaboradores da empresa estejam usando bem a maravilha da expressão facial, podendo assim potencializar suas vendas, e não afastar seus preciosos clientes!
Gabriel Garrido é coordenador de marketing de empresa multinacional e colunista do Portal SP Jornal.