Canadá Intercâmbio oferece consultoria para facilitar a escolha da melhor escola e curso na área de animação e efeitos especiais.

Já faz um tempo que Vancouver, no Canadá, recebe o apelido de “Hollywood do Norte”, já que a cidade é polo para a indústria cinematográfica norte americana.

Contudo, de uns anos para cá a cidade tem avançado rapidamente na área de animação e efeitos especiais, sendo o terceiro polo mundial, ficando atrás apenas de Los Angeles e Londres.

Com tanta fama, a cidade canadense tem se tornado um destino para jovens brasileiros interessados em alavancar a carreira na área de mídias digitais.

Segundo Julia Sousa, diretora de marketing da Canadá Intercâmbio, apesar do alto investimento o retorno recompensa. A ex-estudante carioca Julia Campana, que se formou em Design Digital pela Vancouver Film School, concorda, pois hoje trabalha como designer em um dos prédios da Microsoft em Vancouver, onde faz design de interfaces para o videogame XBox.

O crescimento da área é visível e motivador. O Estúdio Image Engine pulou de 25 funcionários para 250 nos últimos seis anos, e atualmente está trabalhando na sequência do filme District 9, que foi indicado ao Oscar de melhor efeitos especiais em 2010.

A gigante MPC, com sede em Londres, responsável pelos efeitos especiais em Harry Potter, também possuí um estúdio na cidade desde 2007, onde passou de 35 colaboradores para 200. As boas notícias para os profissionais não param por ai, nos últimos quatro anos, 12 estúdios migraram de Los Angeles para Vancouver.

Estima-se ainda que a indústria de mídias digitais deve crescer 10% nos próximos 5 anos. Lee Malleu, CEO do Vancouver Economic Comission, afirma que o município é um destino atrativo para estúdios que estão buscando expansão, graças a qualidade de vida, incentivos fiscais, o grande número de profissionais talentosos na cidade, excelentes escolas na área, além da proximidade a Los Angeles.

Segundo a Canadá Intercâmbio, entre as escolas mais conceituadas estão a Vancouver Film School (VFS) e a Art Institute of Vancouver (AI), com preços em torno de 50 mil dólares para o curso completo que dura cerca de dois anos.

“Cursos de curta duração em outras instituições também estão disponíveis com preços em torno de 20 mil dólares”, completa a diretora de marketing. “Um grande atrativo deste tipo de intercâmbio é a possibilidade de trabalhar legalmente por até três anos após o término do estudo”, diz Julia Sousa.

Assim o aluno tem a chance de conseguir uma vaga em um dos grandes estúdios em Vancouver e acrescentar ainda mais à experiência internacional.

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.