Sondagens iniciam e obras devem começar em 2012.
O Metrô de São Paulo iniciou as sondagens para a análise do subsolo nas áreas que deverão ser usadas para a futura construção da Linha 15-Branca, que ligará a Vila Prudente até a Dutra. O novo traçado prevê 13,5 quilômetros de extensão, com 12 estações, e chegará até o limite do município de Guarulhos. A linha deve atender os bairros Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Manchester, Aricanduva, Penha e Tiquatira. As prospecções estão sendo realizadas nas regiões de Vila Prudente, Mooca, Aricanduva, Carrão, Vila Formosa e Penha. O objetivo da análise preliminar do solo é auxiliar a definição dos métodos construtivos e proporcionar a obtenção de dados técnicos fundamentais para o desenvolvimento dos projetos. São avaliados o tipo e a consistência de cada material, além da profundidade do lençol freático. Como funciona Sempre que uma linha metroviária vai ser construída são realizados o projeto funcional e o projeto básico. O projeto funcional estabelece o traçado da futura linha, a localização das estações, se a linha será subterrânea ou elevada, a demanda de usuários prevista para as estações, os locais de integração com outros sistemas de transporte, a localização dos pátios, a frota de trens necessária, entre outros aspectos. O projeto básico complementa as informações do funcional, assegurando sua viabilidade técnica e econômica, com o pré-dimensionamento das estruturas, a avaliação do custo da obra, a definição dos métodos construtivos e o prazo de execução. Uma das primeiras ações para viabilizar o desenvolvimento dos projetos é a entrada em campo das equipes de sondagem para a investigação do subsolo, com a realização de perfurações ao longo do trecho onde a futura linha vai passar. Até o momento, foram iniciadas 44 sondagens e concluídas 20. A previsão é de que, ao término desta etapa, sejam realizadas aproximadamente 500 sondagens, com espaçamento de 30 a 50 metros uma da outra. Na prática, o procedimento é simples e pode ser feito de maneira mecânica ou manual. Uma haste de perfuração adentra o solo e faz o recolhimento de amostras. Nesse início de investigação foram encontradas areia, argila e rocha no subsolo. Essas sondagens são feitas em ruas, calçadas e, se autorizado, em localidades privadas, como clubes e estacionamentos. A partir dos resultados obtidos é possível mensurar características decisivas para a adequação do traçado, localização e profundidade das estações e demais estruturas previstas para a linha metroviária. O Metrô de São Paulo é um importante veículo de locomoção. Dia 14 de setembro, o sistema completou 37 anos de operação comercial. Atualmente, é responsável pelo transporte de cerca de 4 milhões de usuários por dia. A rede metroviária paulistana conta com 74,3 quilômetros de extensão e 64 estações, divididos em 5 linhas: 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2 – Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) e 4-Amarela (Luz-Vila Sônia-República). Para mais informações sobre o programação de expansão das linhas do Metrô e simulações de tempo e trajeto que cada viagem necessita, visite o site www.metro.sp.gov.br e obtenha mais dados.
Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.