Outros 18% dos locatários entregam as chaves da unidade porque vão morar em outra cidade ou estado, aponta a Lello um em cada quatro inquilinos da cidade de São Paulo que devolvem as chaves da unidade aos locadores informam terem comprado um imóvel próprio para morar. É o que aponta levantamento da Lello, empresa líder em administração imobiliária no Estado. No ato de entrega das chaves, os inquilinos preenchem um formulário da administradora elencando o motivo pelo qual estão desocupando o imóvel. Entre janeiro e novembro de 2011, 26% dos que deixaram as unidades informaram a compra da casa própria.
Outros 18% entregaram as chaves do imóvel alugado porque foram morar em outra cidade ou estado, e em 15% dos casos o proprietário pediu a unidade de volta para uso próprio ou para revenda. O levantamento apontou ainda que 10% dos locatários que entregaram as chaves alegaram mudança para um imóvel mais próximo de seus locais de trabalho, 9% alugaram um imóvel maior, 5% foram morar em imóveis menores, 4% alegaram valor alto do aluguel e apenas 3% informaram que estavam com dificuldades financeiras como motivo para o rompimento do contrato. Nos restantes 10% das desocupações foram alegados diversos outros motivos.
“Os imóveis desocupados por inquilinos que compraram a casa própria são, no geral, realugados rapidamente, porque o mercado de locação continua bastante aquecido. Dependendo da localização, número de dormitórios e estado de conservação, há unidades que são alugadas na mesma semana em que são disponibilizadas”, afirma Roseli Hernandes, diretora comercial da Lello Imóveis.
Reportagem: Lello Imóveis. Foto: Divulgação.