Evento acontece na Pinacoteca do Estado, dia 7 de março; Iniciativa faz parte de “O Mundo que Queremos”, agenda anual de ações da AEAI para Direitos Humanos
“Mulher é vítima de assédio em metrô de São Paulo”. “Mulher sofre assédio sexual dentro de ônibus na Avenida Paulista”. “Transporte público é local onde mulheres mais sofrem assédio”. Em 2017, situações alarmantes como essas chamaram a atenção da mídia e do público. Para debater o tema, o Governo do Canadá no Brasil e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do estado de São Paulo promovem a segunda edição do #SmashTheGlass.
O evento será realizado em 7 de março, na Pinacoteca do estado, das 14h às 18h. Interessados deve preencher um formulário para inscrição. O evento é aberto para toda a comunidade escolar e demais interessados, mas as vagas são limitadas.
Este ano, o #SmashTheGlass vai discutir a violência e o assédio em espaços públicos e a necessidade de melhorar o atendimento de mulheres vítimas de todo tipo de assédio, assim como estabelecer medidas mais eficazes para combater o abuso sexual. Em dois painéis, o público será convidado a refletir sobre as “Violências diárias” e os “Avanços e desafios na luta contra a violência”.
“O Mundo que Queremos”
O “SMASHTHEGLASS” é o primeiro evento da agenda anual “O Mundo que Queremos”, organizada pela AEAI este ano em comemoração à Declaração Universal de Direitos Humanos que completa 70 anos em 10 de dezembro. O documento foi assinado em 1948 por unanimidade durante a Assembleia Geral da ONU, em Paris.
“O Mundo que Queremos” dá sequência a uma série de eventos da AEAI que contempla os direitos humanos para ampliar a discussão dos temas. Organizados em parceria com consulados e embaixadas, este ano serão 7 eventos, a maioria realizada em museus do estado paulista.
Programação
Sempre com entrada gratuita, cada ação vai envolver integrantes da sociedade civil, representantes do governo e empresas, comunidade acadêmica e lideranças estrangeiras para o debate de pautas globais e urgentes que tratam os artigos da declaração estabelecidos como direitos fundamentais, mas que ainda são violados pelo mundo afora.
Os encontros de “O Mundo que Queremos” serão realizados sempre próximas a datas comemorativas como 8 de março (Dia Internacional da Mulher), 13 de maio (Abolição da Escravatura no Brasil), 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBT), 9 de agosto (Dia Internacional dos Povos Indígenas), 21 de setembro (Dia Internacional da Paz), 10 de outubro (Dia Internacional da Menina).
No dia 10 de dezembro, o último evento vai reunir todos os parceiros e demais convidados para uma grande festa reflexiva em celebração as 7 décadas da assinatura do documento.
Serviço:
Debate sobre assédio – “O Mundo que Queremos”
Data: 7 de março
Horário: das 14h às 18h
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz
Inscrições pelo link https://goo.gl/Dm1A2T
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.