Shoppings do bairro incentivam o uso de sacolas retornáveis.

O Complexo Comercial Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé) lança a campanha “Mulheres de Eco, Milhares de Bolsas” para incentivar seus clientes a trocar as sacolinhas plásticas acumuladas em casa por ecobags pra lá de estilosas, em quatro modelos exclusivos. De 8 a 31 de março, a cada R$ 250,00 em compras nas lojas dos empreendimentos, o cliente ganha uma linda ecobag. Os valores das notas fiscais são acumulativos e os saldos das compras feitas nos dois shoppings poderão ser somados para as trocas. “O objetivo dessa ação é estimular os hábitos sustentáveis dos nossos consumidores, em benefício do meio ambiente”, comenta Sylvia Navarro, gerente de marketing do Complexo. Sylvia acredita que é preciso conscientizar o consumidor para o problema das sacolas plásticas, que são descartáveis e, por isso, incompatíveis com um futuro sustentável no longo prazo. “É a hora de criar hábito de usar a sacola retornável e utilizá-la o maior número de vezes que for possível”, finaliza. As ecobags foram produzidas em fibra de algodão natural totalmente biodegradável e que podem ser utilizada centenas de vezes, ao contrário das sacolas plásticas produzidas com polietileno de baixa densidade (PEBD) e que levam cerca de 300 anos para decompor. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos e cerca de 14 bilhões de sacolas são produzidas por ano, segundo dados do instituo Akatu. A iniciativa lançada a partir da parceria entre o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Fundação Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (APAS) pretende abolir a distribuição de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. A expectativa da APAS é que cerca de 80% dos supermercados do estado deixem de fornecer as sacolas plásticas.

Mês da Mulher

Além da ação social com a troca das ecobags, os shoppings do Complexo Comercial Tatuapé investem na decoração para celebrar o mês que é dedicado internacionalmente à figura da mulher. Para fazer alusão à beleza feminina e ao mesmo tempo chamar atenção para a necessidade de um mundo mais sustentável, os empreendimentos vão transformar as Praças de Eventos  num grande jardim. No Shopping Metrô Tatuapé, serão expostas 8 ilhas localizadas na Praça de Eventos, com informações sobre o descarte e fluxograma do processo de reciclagem de materiais como embalagens longa vida, vidro, madeira, alumínio, garrafas pet e papel. Já no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, na Praça de Eventos também irão aprender sobre o descarte de materiais, processos de reciclagem e a importância da substituição das sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis em 4 ilhas localizadas no local.

Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.