Um dia após a vitória do atual Prefeito Ricardo Nunes nas eleições deste ano, a prefeitura anunciou por meio da SPObras, da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, o início das obras do primeiro trecho do BRT Radial Leste, que deverá ter ao todo 9,8km de extensão, conectando o Parque D.Pedro II à estação Penha do Metrô. 

O objetivo da obra é reduzir em até 50% o tempo que os passageiros levam do centro da capital até a região da Zona Leste. Estima-se que aproximadamente, 400 mil passageiros sejam beneficiados com a concretização do projeto, que contará com R$ 385 milhões do FUNDURB – Fundo de Desenvolvimento Urbano.

Em nota, a SP Obras explicou que: “Considerando o fato de que a Zona Leste é a região da cidade com menor número de corredores exclusivos e que o eixo Radial/Aricanduva constitui a principal ligação viária para a região Sudeste da cidade, a implantação de obra deste porte beneficia uma população de cerca de 1,5 milhões de pessoas, sendo previstos 400 mil passageiros por dia útil só neste trajeto. O que se espera é a melhoria da frequência das linhas de ônibus e do tempo de viagem do sistema”.

Trechos da Obra
Segundo a SPObras, para a implantação do novo corredor de ônibus, o projeto do BRT Radial Leste foi dividido em 3 trechos:

1º Trecho: 
Com aproximadamente 2,8 km de extensão, sai do Terminal Pq. Dom Pedro II até a rua Almirante Brasil, na Mooca. 

2º Trecho:
Com cerca de 3,1 km de extensão, sai da rua Almirante Brasil até a rua Armando Gardenghi, no Tatuapé.

3º Trecho:
Com aproximadamente 3,8 km de extensão, sai da rua Armando Gardenghi até o metrô Penha seguindo pela rua Professor Miguel Russiano, na Vila Aricanduva.

Trajeto do corredor
O trajeto do BRT Radial Leste será pelo lado esquerdo, em pista de concreto, passando pelas seguintes vias: viaduto Nakashima, seguindo pela Av. Alcântara Machado em nível e depois pela rua Melo Freire, até o entroncamento da rua General Souza Neto com a Av. Conde de Frontim. Na sequência, após 200 metros da Av. Aricanduva, chegará ao destino, na rua Professor Miguel Russiano.

Onde ficarão as paradas?
Serão 12 plataformas de embarque e desembarque no sentido centro-bairro e também no sentido contrário. As paradas ficarão localizadas nas seguintes vias: 

Sentido Centro Bairro
Parada rua da Figueira; Parada Men de Sá, Parada Hipódromo, Parada Bresser, Parada Dr. Fomm, Parada Serra de Jairé, Parada Tuiuti (Metrô Tatuapé), Parada Serra de Japi (CB), Parada Serra de Japi (BC), Parada Monte Serrat, Parada Altair e Parada ALarico Silveira. 

A previsão de entrega do BRT Radial Leste é fevereiro de 2026.  

Integração com BRT Aricanduva
A intenção é que a pista seja integrada também às futuras obras do BRT Aricanduva, cuja licitação, regida pelo regulamento de aquisições do Banco Mundial, foi aberta no último dia 10 de outubro, após ter sido suspensa em junho. 

De acordo com o projeto cuja licitação compreende, o corredor de ônibus Aricanduva, por sua vez, seguirá até o Terminal São Mateus, com 13,6 km de extensão e conexões das linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e a linha 15 do Monotrilho, além de corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera.

Também contará com 46 paradas (estações de embarque), com distâncias de 600 metros entre elas, atendendo a um público de 290 mil passageiros por dia. Esta obra ainda não tem data prevista para início ou conclusão.

Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.

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