Nos dias 3 e 4 de agosto, a comunidade japonesa de Vila Carrão comemora o 20º Festival Okinawa, uma festa de integração com a comunidade promovida pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil em parceria com a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, SEME – Secretaria Municipal de Esportes, SP Turis (São Paulo Turismo), CGM – Guarda Civil Metropolitana, demais órgãos e empresas parceiras.

A festa, que tem por objetivo comemorar os 116 anos da comunidade Okinawa no Brasil, acontecerá no Centro Educacional Esportivo – CEE Vicente Ítalo Feola, o Clube de Vila Manchester. Serão mais de 100 barracas com comidas típicas, além de atrações artísticas, esportivas e folclóricas, como a apresentação de tocadores de taikô (tambores japoneses), de artes marciais, danças e produtos da cultura oriental.

Dentre as principais atrações do evento, que já chegou a reunir mais de 20 mil visitantes em um final de semana, destacam-se as performances Okinawa Buyou (dança tradicional de Okinawa e praticada há muitos séculos pelos grupos sociais da ilha), minyo, bon odori, e a dança do leão mitológico (shishimai). Sem mencionar que a abertura do evento conta com a cerimônia de quebra do tarô (espécie de barril), simbolizando a alegria e a energia da Festa. A partir daí, autoridades e público participam do ato, com um brinde de sakê, dando início às comemorações. 

Para participar é só doar 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à entidades beneficentes locais. 

O Centro Educacional Esportivo – CEE Vicente Ítalo Feola fica na Praça Haroldo Daltro, s/nº, em frente à Associação Okinawa de Vila Carrão. No dia 03/08, a festa vai das 11h às 21h. No dia 04/08, vai das 11h às 20h. 

Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.