Desde 2002 o abrigo Dom Bosco, em Campos Elíseos, serve de acolhida para até 55 carroceiros da região, proporcionando prensa elétrica, balança para pesar os materiais reciclados, além de banho, comida, repouso e a possibilidade de guardar a carroça internamente. O abrigo oferece oficinas e até um trabalho de assistência social para os catadores que desejam tentar outras oportunidades.
Agora, através da Associação Campos Elíseos +gentil e da Porto Seguro, o abrigo também apresenta uma ideia que vai auxiliar esses colaboradores: a carroça elétrica.
Motorizada, a carroça vem com 8 velocidades, farol, setas, buzina e marcha ré. Na ladeira, enquanto um carroceiro sobe em 20 minutos – dependendo do aclive – a carroça elétrica sobe em menos de 2 minutos. Mirtes Silva, do time da Associação Campos Elíseos +gentil, conta: “A carroça é a ‘cereja do bolo’, que visa trazer mais qualidade de vida para os catadores. Eu mesma já carreguei de tão leve, chega a ser um encanto de ferramenta que vai proporcionar uma vida um pouco mais digna a esse profissional tão importante na nossa sociedade”.
Os colaboradores Marcos, Adailton e Sérgio, que já utilizam a carroça no dia a dia, revezando entre si a jornada com a ferramenta, garantem: “Não tem segredo andar com ela nas ruas. É como um carro, a gente liga, ela caminha sozinha. Na ladeira, uma carroça normal a gente sobe em 20 minutos, com ela em 1 minuto sobe rapidinho, não importa o peso”, garante Marcos.
“Enquanto com a carroça normal, a gente faz umas 4 viagens por dia, com a elétrica a gente consegue fazer o dobro, tranquilamente, porque não cansa”, confirma Sérgio.
“A Carroça é um carro, ela consegue carregar até celular, transportando até mesmo gente com tranquilidade. Eu mesma já fui transportada por uma, na brincadeira. A carroça elétrica está em teste aqui no abrigo desde março de 2022 e garantiu um ótimo retorno aos catadores, que revezam o seu uso. À noite ela é carregada na bateria e no dia seguinte está pronta para uso. É uma ideia para ser explorada, sem dúvida”, conclui Mirtes.
O abrigo fica na Alameda Dino Bueno, nº 735 – Campos Elíseos. Tel: 11 3361-3161.
Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.