Com mais de 1.500 cadastrados, região é a que mais possui usuários.
Hoje a Zona Leste é a região que atende o maior número de usuários do sistema ATENDE, serviço prestado pela SPTrans a pessoas com mobilidade reduzida. No mês de setembro, 1.565 usuários foram cadastrados nesse serviço. O maior público beneficiado pelo sistema são crianças e adolescentes: prova disso é o fato de cerca de 51% dos atendimentos serem direcionados àqueles que têm 20 anos ou menos, revelam dados estatísticos da Diretoria de Operações da SPTrans. Região rica em hospitais, a Zona Leste conta com mais de 40 unidades entre regionais, municipais e particulares.
O ATENDE é um serviço de transporte gratuito especial destinado às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência. O objetivo é justamente proporcionar a mobilidade a essas pessoas que possuem restrição de locomoção, inserir e integrá-las na sociedade, proporcionando crescimento cultural, profissional, contribuindo também com o processo de reabilitação de cada usuário.
Os usuários podem contar com o serviço para irem a áreas de lazer e cultura, esportes, viagens e trabalho . Embora não haja restrição de locais, de acordo com o Regulamento do Serviço, os atendimentos são preferenciais para reabilitação, tratamento de saúde e educação. O atendimento é prestado a clientes cadastrados. O cadastro é feito em qualquer posto de atendimento da SPTrans e as viagens devem ser pré-agendadas.
O serviço existe desde 1996. Nas primeiras operações, o ATENDE servia cerca de 500 pessoas, entre deficientes e acompanhantes, com 35 carros. Hoje, são mais de 4500 os paulistanos beneficiados. Eles podem contar, todos os dias, com 369 veículos que no mês de setembro percorram em média 1.600.200 km em toda a cidade, disponibilizando um serviço que já recebeu, ao longo dos anos, vários prêmios.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, está trabalhando, atualmente, na ampliação do Atende com mais veículos e inclusão de pessoas com outros níveis de deficiência para locomoção.
Todos os usuários do Serviço de Atendimento Especial – ATENDE e demais munícipes interessados em obter informações, podem fazê-lo por meio do telefone 0800-155 234 (de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas) e pela Central de Atendimento 156 da Prefeitura ou ainda pelo site www.sptrans.com.br.
Mais sobre o ATENDE
É uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A. e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo.
Destina-se às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, no horário das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo.
Além do atendimento porta a porta a clientes cadastrados, o Atende oferece atendimentos nos fins de semana, denominados de “eventos aos fins de semana”. Neste tipo de serviço, os pedidos de transporte são feitos diretamente pelas instituições que trabalham com pessoas com deficiência (com, no mínimo, uma semana de antecedência). As instituições precisam efetuar cadastro prévio na SPTrans.
O Atende tem veículos devidamente adaptados e roda cerca de um milhão de quilômetros/mês.
Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.