A Prefeitura de São Paulo entregou as obras de recuperação estrutural e restauro do Viaduto Santa Ifigênia, um dos ícones históricos da cidade. Iniciadas em junho de 2023, as intervenções receberam um investimento municipal de R$10 milhões. Esta foi a maior reforma já realizada no local, com o objetivo de garantir a segurança e a durabilidade da estrutura, além de preservar esse importante cartão postal.

As obras foram autorizadas pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio, o Conpresp e o DPH, e mantiveram as características originais do viaduto, incluindo as tradicionais pastilhas, além de restaurar elementos arquitetônicos que estavam descaracterizados. O secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro, comentou sobre a importância da obra de recuperação do viaduto. 

“A primeira importância é a segurança das pessoas, esse Viaduto Santa Ifigênia estava deteriorado. Um viaduto que tem mais de um século recebeu algumas reformas pontuais, mas hoje realizamos uma recuperação total, desde a parte da estrutura metálica, concreto, recomposição da impermeabilização e esse piso que respeita totalmente as condições originais, disse o secretário.

As intervenções foram necessárias após a Prefeitura identificar diversos problemas na estrutura, como armaduras corroídas, fissuras, infiltrações e defeitos no sistema de drenagem. As obras abrangeram a recuperação do revestimento do viaduto, a reconstrução da laje e a impermeabilização da estrutura, visando prevenir novas infiltrações que poderiam comprometer a segurança da via. As escadas de acesso também foram recuperadas e receberam pintura com tinta antioxidante.

Curiosidades acerca da obra revelam o cuidado com a preservação do patrimônio histórico. As novas pastilhas, que são idênticas às originais, foram produzidas sob encomenda em uma fábrica de Tambaú, no interior paulista, devido à dificuldade em encontrar no mercado o material no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Cerca de 7,2 milhões de pastilhas foram recolocadas, totalizando aproximadamente 3.300 m² de piso, respeitando a paginação original.

A estrutura metálica recebeu hidrojateamento de alta pressão, lixamento e pintura. A seleção das cores do viaduto e de seus pilares foi realizada em conjunto com o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). Para isso, foram feitos testes de pintura com quatro tons de amarelo, culminando na escolha final para o viaduto. O tom de bege selecionado para os pilares seguiu o mesmo processo.

Com 232,20 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, o Viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 26 de julho de 1913 e é reconhecido por seu estilo art nouveau. Projetado pela Societé Anonyme Acieries D’Angleur, da Bélgica, a construção ficou sob a responsabilidade da Manufacturing Company Limited.

A recuperação e restauro do viaduto Santa Ifigênia faz parte do maior Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos da história da cidade, garantindo que ele continue a ser um símbolo de história e beleza para as futuras gerações.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

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