Uma pesquisa inédita está sendo realizada em São Paulo. Com o objetivo de identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que residem no município, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, criou o programa “Censo-Inclusão”.

Esta iniciativa surgiu para atender à Lei nº. 15.096 de 05 de janeiro de 2010, regulamentada pelo Decreto nº. 52.241 de 14 de abril de 2011, que visa facilitar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades deste público.

O questionário do Censo-Inclusão pode ser respondido pelo deficiente ou por um familiar que tenha parentes com estas características. No preenchimento, o participante deverá informar o tipo e grau de deficiência, além das outras informações que serão solicitadas.

Através de um cadastro realizado pelo site www.censoinclusao.sp.gov.br, é possível ter acesso ao formulário e realizar o preenchimento. Também, pode ser solicitado pela Central de Atendimento da Prefeitura de são Paulo no número 11 3913- 4025, de segunda a sexta das 9:00 às 18:00.

O site oferece vários recursos de acessibilidade, como aumento da fonte e mudança de contraste do texto para pessoas com alguma dificuldade visual, menus de navegação que contêm vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva e compatibilidade com softwares leitores de tela utilizados por deficientes visuais.

Somente com a participação e a colaboração do deficiente será possível construir uma cidade melhor e acessível a todos!

Para mais informações, mande um e-mail para censoinclusao@prefeitura.sp.gov.br ou entre em contato pelo número (11) 3913- 4025.

Claudiene Mortimer, estudante de comunicação, é profissional de Usabilidade e Benchmarking e colunista do SP jornal.