Febrachoco e Choco Latino apresentam o perfil do chocolate gourmet no Brasil.
Segmento que cresce exponencialmente a cada ano, o “Chocolate Gourmet” será o grande protagonista da Feira Brasileira do Mercado de Chocolate – Febrachoco e do Congresso Latino Americano do Chocolate – Choco Latino, que acontecem de 29 a 31 de agosto, na Expo Gramado, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
A realização da segunda edição da feira e do congresso indicam a evolução deste segmento não só na cidade gaúcha, mas em todo o Brasil. O mercado do chocolate no País está em franco desenvolvimento, fator que pode ser confirmado pelos atuais números.
O Brasil é hoje o 3º maior produtor de chocolates do mundo e o 4º maior mercado em consumo, só ficando atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Em 2010, cresceu 10% e, em 2011, 11,6%. Dentro deste cenário, o chocolate gourmet vem ganhado cada vez mais espaço.
Segundo o vice-presidente de Chocolates da ABICAB/SICAB, Ubiracy Fonseca, não há números específicos apurados para este segmento, nossa estimativa é de um crescimento em torno de 20% ao ano.
De acordo com o coordenador da Febrachoco, Caio Tomazeli, há um mercado promissor a ser explorado, com um potencial de desenvolvimento incrível. “O evento vai reunir o setor chocolateiro, promovendo o mercado do chocolate no Brasil, fortalecendo o segmento de chocolate artesanal com o conceito de chocolate Gourmet, que cresce de forma mais acelerada do que o mercado de chocolates como um todo”, afirma.
Tomazeli destaca que o segmento, que era inexpressivo há algumas décadas e hoje produz cerca de 15 mil toneladas ano “O mercado tem grande potencial para o chocolate gourmet, artesanal e fino, como comprova a presença de redes de lojas especializadas e franquias de chocolates em crescimento acelerado em todo o território nacional”.
O crescimento da renda do brasileiro promoveu o aumento do consumo para produtos mais elaborados, incluindo-se ai o chocolate. Ele também avalia o segmento de forma regional e ressalta que o Rio Grande do Sul, com uma posição privilegiada dentro do Brasil e, fazendo divisa com a Argentina, tem tudo para ocupar uma posição estratégica com sua indústria de chocolates concentrada principalmente em Gramado, sede do evento e sinônimo de chocolate artesanal, sendo este o seu produto símbolo.
“Gramado contribuiu para a evolução do mercado de chocolates diferenciados com seus produtos e lojas exclusivas”. Tomazeli conta que quando surgiu a primeira fábrica de chocolates, no segundo semestre de 1975, Gramado não imaginava que pouco mais de três décadas depois serviria de modelo produtor para o Brasil.
“Naquela época, impulsionada por um empreendedor – Jayme Prawer, e um chocolateiro brasileiro treinado em Bariloche (Argentina), o “chocolate caseiro” surgiu como uma das atrações gastronômicas da cidade da Serra Gaúcha”, recorda.
Por sua história e destaque de suas empresas, Gramado é hoje considerada a capital brasileira do chocolate Gourmet . A Febrachoco possui patrocínio da Harald Chocolates e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado – Achoco.
Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.