Local vai oferecer cursos gratuitos para 20 mil motoqueiros.

Com o propósito de montar um local que ofereça ações educativas e seja referência nacional para quem se locomove sobre duas rodas, o prefeito Gilberto Kassab, em cerimônia no Carrão, assinou convênio com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO). Trata-se do primeiro Centro Educacional Paulistano de Motociclistas (Cepam) que funcionará a partir do segundo semestre deste ano no Espaço Vivencial de Trânsito (EVT) Chico Landi, situado à rua Vilela, nº 572, Tatuapé.

“Esperamos que a criação do Cepam permita uma redução bastante significativa do número de acidentes com motociclistas. Esse local vem se somar a outras ações da Prefeitura no que diz respeito à redução de acidentes e, com isso, teremos uma cidade melhor para pedestres, motoristas e ciclistas”, disse Kassab. O convênio estabelece que a Abraciclo custeie as obras de construção de uma pista de treinamento prático para motociclistas e de modernização de vestiários e da garagem, além das salas de aula e administrativas. Cabe também a associação reformar o auditório existente no local onde serão promovidas as ações educativas, os treinamentos teóricos, os seminários e palestras de conscientização do motociclista sobre segurança no trânsito.

Entre as atividades previstas para acontecerem no Cepam estão cursos gratuitos para motociclistas recém- -habilitados; prática e avaliação da pilotagem em pista de treinamento e a promoção de sessões periódicas de moto check up (análise dos itens de segurança da moto) com o objetivo de contribuir para a conscientização da manutenção preventiva. A expectativa é de que anualmente 20 mil motociclistas sejam atendidos no local. A elaboração dos conteúdos teóricos de cada curso é de responsabilidade da CET que, também como contrapartida do convênio, deverá fornecer condições de manutenção e funcionamento das instalações. O prazo de vigência do convênio é de 30 meses a partir da data da assinatura e o investimento é integralmente da Abraciclo, na ordem de R$ 520 mil.

“A criação do Cepam é um passo importante no sentido de criarmos a cultura de segurança para as motocicletas. É impossível imaginar que o problema de mortes dos motociclistas é algo localizado. É essencial que se tenha uma visão do conjunto do sistema de transporte e assim fazer mudanças efetivas para diminuir o número de acidentes”, afirmou Marcelo Cardinale Branco, presidente da CET e secretário municipal de Transportes. A Prefeitura e a Abraciclo já firmaram outras parcerias como no Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (Cetet), localizado na Barra Funda, e na oferta de cursos de pilotagem para agentes da CET. “A questão comportamental é fundamental para a convivência harmônica entre motoristas e motociclistas. Auxiliar na mudança de atitude é promover a cultura de paz no trânsito”, salientou Roberto Akyama, presidente da Abraciclo.

Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.