Mais de 100 metros de galerias serão implantadas na região da Subprefeitura Mooca.

A Subprefeitura Mooca está realizando obras de construção de galerias na Rua Monsenhor de Andrade com a Rua Sampaio Moreira, visando à melhoria do escoamento das águas. As obras foram iniciadas no feriado, dia 7 de junho, para não atrapalhar o tráfego intenso de caminhões e tem previsão de término para o mês de julho.

O serviço inclui a construção de mais de cem metros de nova galeria com novas captações, buscando a contenção das enchentes na região. Além das novas galerias, a Subprefeitura mantém a limpeza rotineira no sistema de drenagem. A equipe no local é composta por 10 pessoas, um caminhão basculante, um caminhão carroceria, uma máquina retroescavadeira e uma Kombi.

O munícipe também pode contribuir com a Prefeitura na prevenção de enchentes, basta respeitar os dias e horários de coleta, descartar o lixo em locais adequados e denunciar quem joga lixo nas ruas. Qualquer cidadão pode realizar solicitações ou denúncias por meio do telefone 156, pelo site www.sac.prefeitura.sp.gov.br, ou pessoalmente na Praça de Atendimento da Subprefeitura Mooca, localizada na Rua Taquari, 549.

Manutenção

A equipe de obras realizou, no mês de maio, reforma e construção em poços de visita e galerias e ramais da região. No total, foram realizadas 12.805 intervenções nas bocas de lobo, reforma de 2.846 mil metros de ramais e galerias, nivelamento de 971 unidades de poços de visitas e extensão de 4853 metros de galerias.

Os serviços têm como objetivo a manutenção do sistema de drenagem urbana, para evitar alagamento das regiões.  Esses são alguns dos serviços de manutenção que a Coordenadoria de Projetos e Obras realiza nos Distritos da Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé, visando diminuir futuros problemas para a população. Caso o munícipe queira solicitar este serviço, em qualquer via da cidade, é possível entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 156.

Cata-bagulho

Uma outra alternativa para limpeza das ruas é a operação cata-bagulho. Equipes percorreram as 242 ruas do distrito da Mooca e recolheram 63 toneladas de objetos inservíveis, como móveis velhos, colchões, eletrodomésticos quebrados e outros utensílios descartados pelos moradores na calçada de seus próprios imóveis.

As principais ruas percorridas foram: Avenida Paes de Barros; Ruas dos Trilhos, da Mooca, Borges de Figueredo, Visconde de Inhomerim e Tabajaras. A operação tem como objetivo recolher materiais que propaguem sujeira, entupimento de bueiros e doenças.

Para aqueles que ainda desejarem descartar materiais inservíveis, há cinco Ecopontos: na Rua Pires do Rio, 600 (Mooca), na Rua Palmorino Mônaco nº 1 (Brás), na Avenida Carlos de Campos, 1031 (Pari), na Praça Giuseppe Cesari, 54 (Mooca) e na Avenida Salim Farah Maluf,179 (Tatuapé). Este serviço é gratuito.

Reportagem: Da redação. Foto: divulgação.