Rede de temakerias cresce e inova o conceito “fast food”.
Em tempos recentes, muito tem se falado sobre a saúde e um de seus maiores inimigos nos dias de hoje: as redes de fast food. De fato, muitas pessoas tem buscado uma alimentação mais saudável através da culinária japonesa, baseada em arroz, verduras, frutas e, principalmente, peixes crús e cozidos.
Até pouco tempo atrás, porém, as opções de restaurantes japoneses tinham uma proposta que sacrificava a parte interessante dos restaurantes fast food: o serviço rápido.
Assim, para resolver este “problema”, surgiram em meados dos anos 2000 as temakerias que tinham como opção principal o Temaki, feito em poucos segundos por hábeis temakeiros e servidos quase instantaneamente à mesa do cliente.
O Temaki é um sushi gigante em forma de cone, feito com uma folha à base de alga marinha (o nori), com recheio de arroz (o shari) e um alimento que pode variar desde um peixe crú, até vegetais e frutas. Temaki é uma palavra de origem japonesa que literalmente significa “enrolado na mão”.
Hoje, as temakerias servem com a mesma rapidez não apenas os temakis mas praticamente toda a gama principal de sushis.
Mas, sem dúvidas, o temaki tem caído no gosto do público que, cada vez mais, se inclina por este tipo de fast food que, longe de prejudicar a saúde, oferece alimentos que ajudam a diminuir o potencial de desenvolver doenças. Foi assim que nasceu a “Makis Place”, inaugurada em 2006. Com sua proposta inovadora, a temakeria começou a ser franqueada em 2008, e hoje, já são mais de 40 franquias espalhadas por regiões como São Paulo, Campinas, Uberlândia e a Baixada Santista, o que a transforma na maior Rede de Temakerias do Brasil.
Uma das apostas da Makis Place é a variedade dos sabores. A rede dispõe de um Centro de Pesquisas de Novos Recheios, com mais de 60 sabores em seu cardápio. Assim, surgiram diversos sabores que se tornaram sucesso entre os clientes, como o Cameroon feito com salmão fresco, camarão grelhado, molho agridoce, pimentão, óleo de gergelim, aji-no-moto e amendoim. Outro temaki de muito sucesso é o Flokis, exclusividade da franquia, um temaki sem arroz à base de flocos de cereal em diversos sabores. Também existe a opção Meu Temaki, onde o cliente pode escolher até três opções de recheio e montar seu Temaki da maneira que preferir. As unidades possuem também em seu cardápio opções de porções, saladas e sobremesas.
A temakeria conquistou seu espaço na preferência dos clientes por ser a junção perfeita entre a praticidade do fast food com a saúde dos restaurantes japoneses. “No Makis Place, oferecemos opções de alimentos extremamente benéficos para a saúde mental e física, ricos em Ômega 3, como é o caso do salmão ou a truta salmão, sem altas concentrações de gorduras saturadas ou sódio, que são os grandes vilões da saúde, normalmente oferecidos nos Fast Foods tradicionais”, afirma Gustavo Toja Frachia, diretor-geral da franqueadora da marca.
Se você adora a comida japonesa e ainda não experimentou uma temakeria, não deixe de fazê-lo, pois se surpreenderá positivamente.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.