Dupla “Olho” e “Colírio” agitam MASP

Espaço “Veja todos os Dias” mobiliza paulistanos em alerta sobre cegueira sem cura pelo glaucoma.

glaucoma
Tem mais de 40 anos, é negro, ou tem algum caso na família, não perca tempo, procure um oftalmologista.

Esse é o alerta que foi dado no Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo glaucoma, em 23 de maio, no vão livre do Masp com a instalação da sala sensorial “Veja todos os dias”.

Tratou-se de um sala totalmente escura em que o visitante entra com os olhos vendados e são conduzidos por pessoas com deficiência visual reabilitadas na Fundação Dorina Nowill para experimentar sensações táteis e olfativas, como sentir o aroma de especiarias, frutas e legumes.

A iniciativa fez parte da Campanha Popular de Saúde “Cuidado com o Glaucoma” que está em sua segunda edição e tem apoio do Ministério da Saúde e Dudu Braga, filho do rei Roberto Carlos, como padrinho.

A dupla de atores caracterizados como “Olho e Colírio” fizeram esquetes divertidas e esclarecedoras para alertar as pessoas para a principal causa de cegueira sem cura do mundo. Todas as cenas clicadas na data serão expostas em um mural especial no site da iniciativa: www.cuidadocomoglaucoma.com.br.

A partir de agosto, a sala sensorial “Veja todos os Dias” percorrerá outras capitais do País chamando atenção dos brasileiros.

Segundo pesquisa IBOPE, 1/3 dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e, como consequência, pode descobrir algumas doenças de visão tardiamente. A iniciativa chama a atenção para a importância de iniciar o tratamento o quanto antes, para evitar a perda de visão. “Lutar contra o glaucoma é um grande desafio. Ela é silenciosa e não apresenta sintomas.

Os pacientes só percebem que estão com problemas na visão quando ela já está em estágio avançado. Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada e evitar a perda da visão desde que seja descoberta o quanto antes.”, afirma Dr. Vital Paulino Costa, presidente da SBG e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp.

O glaucoma atinge hoje 2% dos brasileiros acima dos 40 anos (cerca de 1 milhão de pessoas), chegando a triplicar após os 70 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo.

O mais preocupante é que a maioria dos indivíduos não apresentam sintomas e nem sabe que tem a doença. Por isso, além da performance e da interação com as pessoas, a dupla “Olho e Colírio” distribuirá cartilhas educativas e simulará a importância do colírio para a visão no tratamento da doença.

Sobre o glaucoma

O glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros e mais de 60 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

É uma doença ocular hereditária e progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular e que causa lesão no nervo óptico.

Silencioso, costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado ou quando ocorre perda do campo visual. Em 80% dos casos, se não tratada, a doença evolui para perda total da visão de forma gradativa.

Alguns grupos de pacientes merecem atenção especial devido a maior predisposição: o risco de glaucoma aumenta com a idade e é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos. Parentes de pacientes com glaucoma também apresentam maior risco.

Indivíduos de etnia negra ou afrodescendentes estão na zona de alerta, pois a incidência da doença é quatro vezes maior do que em relação aos demais. Além destes, pacientes míopes que utilizam lentes acima de seis graus, diabéticos, que já tiveram doenças intraoculares ou trauma ocular também fazem parte do grupo de risco.

Sobre a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG)

A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada em 1981 pela iniciativa de um grupo de oftalmologistas que, durante uma conversa informal, decidiu organizar uma entidade que tivesse como objetivo principal difundir informações atualizadas a respeito da doença.

É formada por médicos oftalmologistas especialistas em glaucoma e se reúne periodicamente para discutir o glaucoma na população brasileira.

Além disso, promove reuniões científicas com o intuito de promover a educação continuada dos oftalmologistas do país a respeito do glaucoma. Mais informações:   www.sbglaucoma.com.br

Sobre Abrag

A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma foi criada no primeiro semestre de 2000. Ela nasceu a partir da conscientização de médicos especialistas e familiares de pacientes sobre a necessidade de oferecer apoio, educação e informação para familiares e portadores do glaucoma.

A Abrag conta com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma e de médicos especialistas.

A entidade visa também a conscientização dos grupos de risco e a troca de experiências entre as pessoas envolvidas. Mais informações www.abrag.org.br

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.

Qual o principal problema no Estado de São Paulo, atualmente?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga-nos

Veja também: