Segunda fase da campanha de vacinação começou na última quinta-feira (25) em 20 distritos prioritários

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre amarela no município de São Paulo imunizou 471.647 pessoas até esta segunda-feira (29) em toda a cidade. Foram 456.633 doses fracionadas e mais 15.014 doses padrão, aplicadas somente em casos específicos, como para viajantes internacionais, crianças entre nove meses e dois anos e pessoas com condições clínicas especiais.

Iniciada na última quinta-feira (25) e com término previsto para 24 de fevereiro, a etapa atual tem como meta a imunização de 3,6 milhões de moradores de 20 distritos da capital definidos como prioritários: Jabaquara, Cidade Ademar, Sacomã, Cursino, Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim São Luís, Pedreira, Socorro, Campo Limpo e Vila Andrade.

Distribuição de senhas

A aplicação das vacinas acontece mediante a apresentação de senha, que é entregue em casa aos munícipes atendidos equipes de Estratégias de Saúde da família (ESF) da Prefeitura ou então retirada nos demais postos.

Cabe lembrar que a distribuição diária leva em conta a capacidade operacional de cada unidade de vacinação.

Para saber qual a Unidade Básica de Saúde de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde. Veja o passo a passo de como consultar:

1. Escolha fazer a busca por endereço e digite o seu endereço com número;
2. Clique na opção – Moro neste endereço;
3. Na caixa da direita, opção Exibir no mapa, não selecione nenhum item/filtro. Caso tenha algum item/filtro selecionado, retire-o.
4. Clique em Buscar
5. O mapa irá mostrar seu endereço e a unidade de referência. Na coluna da esquerda, a unidade de referência sempre aparecerá com uma estrela amarela. Quando clicar em cima da estrela amarela, aparecem os dados da unidade – nome, endereço, telefone e horário de funcionamento.

Imunização na capital

A campanha começou no município em setembro do ano passado no distrito Anhanguera, na região Norte. Em pouco mais de três meses, foram aplicadas 1.366.592 doses da vacina em toda a região.

Em dezembro, três distritos da zona Sul (Parelheiros, Marsilac e Jardim Angela), além de Capão Redondo e o distrito Raposo Tavares, na zona Oeste, entraram na campanha em caráter preventivo. Nesses locais, foram imunizadas 474.061 e 70.042, respectivamente. A primeira fase da campanha, encerrada em 24 de janeiro, imunizou 1.902.270 pessoas na capital no total.

Nas próximas fases da ação, outros distritos da capital passarão a aplicar a dose da vacina nos próximos meses, levando-se em consideração a localização dos distritos e sua proximidade com áreas de risco de contato com o vírus da febre amarela.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.