Temas principais são a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O Brasil está vivendo um momento único. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 se aproximam, trazendo a oportunidade de investimentos sociais importantes. Além dos novos estádios e dos investimentos prometidos em aeroportos, mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso ter claro qual será o legado social para a população das cidades em que ocorrerão os eventos. Com as eleições municipais deste ano, esse debate ganha destaque.
Neste contexto, Atletas pela Cidadania, Instituto Ethos – por meio do projeto Jogos Limpos –, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, em parceria com Fundação Avina e com o apoio da Cidade Escola Aprendiz, do Instituto Trata Brasil, do Unicef-Brasil, da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e do Movimento Voto Consciente, uniram forças para propor um compromisso social aos candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. A capital paulista será palco da abertura da Copo do Mundo de 2014.
O encontro com os candidatos será no evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?”, que acontece dia 1º de agosto, às 10 horas, no Teatro Sesc Anchieta, na Rua Dr. Vila Nova, 245, Consolação. A atividade, que pretende estimular os postulantes ao governo municipal paulistano a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos, é aberta e a sociedade civil está convidada a participar.
No evento, os candidatos presentes (veja abaixo os nomes confirmados até o momento) serão convidados a firmar os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).
Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente Raí de Oliveira, um dos diretores da associação. Já o representante do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, será Jorge Abrahão, presidente da organização. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Oded Grajew, coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos.
A atividade em São Paulo é parte de uma iniciativa que pretende colocar o legado social dos megaeventos no centro da discussão eleitoral deste ano. Por isso, as três entidades – Atletas pela Cidadania, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – estão realizando encontros com candidatos à prefeitura, em cada uma das 11 cidades-sede da Copa (Brasília também será cidade-sede, mas não tem eleição para prefeito), sob o tema “Copa, Olimpíadas e eleições: qual o legado para a sua cidade?”.
Eventos semelhantes já foram realizados em Manaus e Cuiabá. Na cidade do Rio de Janeiro, a atividade acontece na segunda-feira (30/7). Após São Paulo (1º/8), a ação passará ainda por Porto Alegre (RS), no dia 13/8, Recife (PE), no dia 16/8, Curitiba (PR), no dia 20/8, Natal (RN), no dia 29/8, e Belo Horizonte (MG), no dia 31/8. Em setembro, será a vez de Fortaleza, do dia 3, e Salvador (BA), no dia 5.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.