Evento abordou temas sobre empreendedorismo e reforçou a necessidade de capacitação para abrir um negócio de sucesso.

Durante a semana da Administração e Contabilidade, promovida pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), na unidade de Itaquera, em parceria com a USP Leste, Roberto Sekiya, subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo de São Paulo, frisou, para os mais de 300 alunos presentes, ser fundamental capacitar-se de modo adequado para abrir e manter uma empresa. Sem isso, o investimento e todo o esforço podem resultar em fracasso.

Há duas frentes a serem consideradas pelo futuro empresário: a primeira são as dificuldades apresentadas como custos, impostos e burocracia.

A segunda diz respeito ao preparo pessoal e técnico, abrangendo capacitação para a gestão financeira e de pessoas, marketing, publicidade e posicionamento dos produtos e serviços.

As franquias suprem alguns processos, mas deve se considerar as questões mercadológicas, como o que oferecer, para quem e onde.

“Abrir uma empresa é fácil, em especial por meio de alternativas como o Simples. Porém, fazer um negócio de sucesso e longevo é algo mais complexo”, salientou Roberto Sekiya. O subsecretário acrescenta: “Empreender faz parte da cultura brasileira, o país onde mais se abrem, mas também se fecham firmas”.

O professor Reginaldo Gonçalves, coordenador de Ciências Contábeis da FASM, ressaltou a importância das palestras, apresentando alternativas aos universitários. “É uma oportunidade que eles têm para pensar no futuro, acreditar em suas possibilidades e reforçar sua autoestima”.

Para Reginaldo, a presença de alunos do Ensino Médio é relevante para analisarem os cursos de ciências contábeis e administração.  Assim, os estudantes identificam as possibilidades para desenvolver uma carreira de sucesso.

Programação

No dia 14 de setembro, quando se encerrou, a Semana da Administração e Contabilidade da FASM contou com as palestras de Marcos Soledade, gestor da Habits Incubadora da Escola EACH USP, Isabella Recco (Marketing) e Isadora Rodrigues, responsável pelo atendimento à Comunidade, para debater o tema: “Habitats de inovação e empreendedorismo na USP: formando empreendedores de impacto”.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.