Porém, há outros fatores que podem interferir sobre este aspecto, ou seja, fatores externos, aqueles que condizem com o ambiente que a pele é exposta (umidade, temperatura, raios solares, vento) e internos que dependem do equilíbrio hormonal e a nutrição celular que tem relação direta com a alimentação.
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, sendo assim cada célula que a compõe, assim como sua renovação depende de uma nutrição e hidratação adequada.
No inverno a pele é submetida a baixas temperaturas e o uso mais freqüente de água muito quente. Estes dois fatores externos são extremamente prejudiciais à pele, ocasionando principalmente o ressecamento, uma vez que, há perda da oleosidade natural.
Devemos considerar que conjuntamente às estas agressões a maioria das pessoas neste período consome mais alimentos com maior densidade calórica, compostos principalmente por carboidratos refinados e gorduras “ruins”, saturadas, com o propósito de proporcionar maior aquecimento ao organismo. O que agrava mais ainda a saúde da pele.
O excesso de carboidratos refinados ao se transformar em açúcar na circulação, se junta ao colágeno, ocorrendo uma reação que carameliza as células da pele, chamado de glicação. Isto afeta os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, ocasionando a degradação e o aspecto de flacidez na pele. Quanto às gorduras, elas vão ocasionar maior stress oxidativo, aumentam radicais livres e toxinas, ocasionando também uma aceleração no envelhecimento cutâneo.
Também, os distúrbios gastrointestinais, como prisão de ventre ou má absorção intestinal causam problemas, pois os nutrientes que deveriam ser absorvidos pelo intestino não chegam até nossa pele. Para manter o intestino sempre saudável é muito importante manter uma rotina alimentar rica em fibras, pobre em gorduras, ingerir líquidos e alimentos naturais. Incluir lactobacilos na alimentação diariamente também beneficia a flora intestinal.
Portanto, uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas, minerais, bioflavonídes e muita água são fundamentais para neutralizar os efeitos negativos do inverno sobre a pele, evitando seu envelhecimento.
Não basta somente se preocupar com cremes, sabonetes ou demais produtos se é através da alimentação que as células irão obter todos os nutrientes necessários para sua saúde e equilíbrio natural.
Certas vitaminas e minerais têm ação antioxidantes e conseguem neutralizar os radicais livres. As vitaminas E, A e C, os minerais: zinco, cobre, selênio e magnésio.
A vitamina A, por exemplo, mantém a integridade dos epitélios da pele e de todas as mucosas, evitando a queratinização, a secura e a descamação. O betacaroteno tem especial ação protetora da pele.
E para auxiliar na boa utilização tanto da vitamina A, como dos carotenóides presentes nesses alimentos, é necessário a presença de ácidos graxos essenciais Ômega-3 e Ômega-6, presentes na semente de linhaça, óleos vegetais (Ex: linhaça e girassol) e peixes de água fria, como o salmão, atum e sardinha. O consumo moderado desses componentes além agirem no transporte da vitamina A, atuam na manutenção da função e integridade das membranas celulares.
Esses ácidos graxos também fortalecem as células da epiderme e, conseqüentemente, aumentam a eficácia da barreira natural diminuindo a perda de água da pele. O resultado é uma pele menos ressecada.
Contudo, mesmo sabendo que todos esses alimentos com seus nutrientes colaboram para mantermos a saúde da pele neste inverno, o importante é garantir que o organismo tem condições de aproveitá-los ao máximo. Para isso, deve-se respeitar e seguir estas importantes etapas:
1º – Desintoxicação:
Procure consumir alimentos com propriedades desintoxicantes como o chá verde, chapéu de couro, salsa parrilha, dente de leão, suco de limão, água de coco, vegetais, principalmente verde-escuros, frutas, alcachofra; pois estes irão auxiliar na eliminação das toxinas do organismo para que os novos nutrientes que serão ingeridos sejam melhor absorvidos.
Dra. Roseli Rossi, pós graduada em planejamento, organização e administração de serviços de alimentação , é nutricionista e colunista do portal SP Jornal.