Voluntários falam da alegria na recuperação de doentes.

Diz a sabedoria popular que o riso é um santo remédio para curar diversos males. Verdade ou não, o fato, já comprovado pela ciência, é que o riso, se não cura, certamente ajuda na recuperação de pessoas enfermas. Pelo menos é isso que os integrantes da “Associação Hospitalegre” têm comprovado na prática. A “Hospitalegre” é uma iniciativa civil filantrópica criada em Guarulhos que proporciona momentos de alegria e humor entre a figura do palhaço e pessoas inseridas no contexto hospitalar.

O ator Wagner Mariano Santos, mais conhecido como Dr. Antônimo, fundador e coordenador da “Hospitalegre”, e a psicóloga e pesquisadora Nice Shiaien estiveram na Anhanguera Uniban, unidade localizada na Vila Formosa, para falar com os alunos do curso de Gestão Hospitalar da unidade sobre este trabalho. A participação ocorreu no último dia 24, durante a Jornada da Gestão Hospitalar, evento que é realizado todos os anos com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho. “A ideia foi mostrarmos aos nossos alunos e demais interessados o que podemos aprender, como profissionais e cidadãos, com o trabalho desempenhado por projetos como o do Hospitalegre”, explica a coordenadora do curso de Gestão Hospitalar, professora Cristina Alves.

“Embora nosso trabalho tenha como meta manter viva a figura do palhaço e levar a cultura do clown para pessoas que por questões de saúde e também financeiras nunca conseguiram ver um palhaço de perto, nós nos sentimos orgulhosos de também incentivar a prática da humanização nos ambientes hospitalares”, ressalta Santos.

“É um trabalho magnífico, digno de respeito, pois leva alegria a locais e a pessoas que, devido às doenças, encontram-se tristes, desanimadas. A palestra nos mostrou o quanto é importante para nós, profissionais da saúde, enxergamos os pacientes como seres humanos que precisam de carinho e atenção e como essa relação pode ajudá-los a se recuperarem”, avalia a aluna Maria Lúcia Pinto, do 6º semestre do curso.

Mais sobre o Hospitalegre
A Associação Hospitalegre Arte e Transformação, designado simplesmente “Hospitalegre”, é uma associação civil, de natureza filantrópica, sem fins econômicos, constituída em março de 2008, que atua e desenvolve uma pesquisa com atores profissionais especializados na máscara do palhaço com intervenções artísticas nos hospitais públicos, desde 2003.

A história do Hospitalegre começou quando o comerciante Wagner Mariano Santos, 37, conhecido como Doutor Antônimo, decidiu há fazer um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para treinar, foi para o Hospital. “Eu vim fazer um treinamento, mas não havia esse espaço nesse seguimento, por isso decidi trabalhar como palhaço e fiquei trabalhando com quatro amigos durante dois anos. Depois fiquei sozinho por mais tempo, um outro voluntário que me ajudou por mais um ano. Mas voltei a ficar sozinho. Somente em 2005 ganhei uma companheira, a Doutora Pripoca, e em 2007, veio a Doutora Sambanga”, disse Wagner. Os três formam o Hospitalegre, grupo que se inspirou no Doutores da Alegria, que já atua em São Paulo há vários anos.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.