Depois de se render ao segmento Pop nos últimos seis anos, a 89FM conhecida desde de os meados dos anos 80 como “A rádio Rock”, volta a sua essência Rock’N’Roll com uma programação marcada pela interação com seus ouvintes nas redes sociais.
A Rádio Rock surpreendeu o mercado de rádio da capital paulista ao voltar ao dial, sem prévio aviso, no dia 27 de outubro de 2012. Inicialmente o objetivo era divulgar o novo projeto do Grupo Camargo que pretendia retomar as atividades da emissora exclusivamente como web rádio. O sucesso da divulgação, principalmente nas redes sociais, foi tamanho que a UOL propôs uma parceria e a reestréia da emissora como “Uol 89 A Rádio Rock” ocorreu no dia 21 de Dezembro.
A rádio trouxe de volta nomes consagrados na locução da antiga 89FM, tais como a apresentadora Luka, PH Dragani e Tatola, que não hesitaram em aceitar o convite para retornar para a programação Rock’N’Roll, mas também manteve locutores que marcaram a fase “pop” como por exemplo a apresentadora Sandra Di Carlo que esta na rádio desde 2010. “A 89 sempre representou um sonho pra mim…Fui convidada pelo Diretor Artístico da época, Waguinho Rocha ‘apenas’ para cobrir as férias de um colega. Fazia as madrugadas e finais de semana. Durante quase um mês dei o meu máximo! Desde então nunca mais sai do ar… E lá se vão quase três anos. Trabalhar na 89 é um privilégio muito grande! Fiquei muito feliz com o convite que o Junior Camargo me fez para continuar na 89, A Rádio Rock. Agradeço a Deus todos os dias por isso!”, relata Sandrinha, que trabalha na rádio das 19h às meia-noite e diariamente das 19h às 20h esta à frente do “Quem não faz toma”, um programa de esportes e entretenimento, com uma programação basicamente musical que conta com a participação dos ouvintes através dos telefones e redes sociais “Procuro atender ao máximo os pedidos da galera que interage pelo Facebook, não só os pedidos musicais como também os recados que eles mandam para os amigos e família. O mais legal é ver como eles ficam felizes quando ouvem o seu nome na rádio, ou quando recebem resposta pelo próprio Facebook! É uma das partes que mais amo, essa proximidade com meu público”.
Outra galera que permaneceu na programação é a turma do “Esquenta”. Há dois anos no ar (inicialmente semanal), a audiência do grupo é tamanha que agora com o retorno da Rádio Rock, Armando Saullo comanda o programa de segunda à sexta-feira, das 23h até meia-noite juntamente com Marcele Becker, Gica Faresin, Fernanda Ribeiro e Tati Schimit. “Somos um grupo de amigos mesmo, já temos uma sintonia muito bacana. As histórias que contamos durante o programa são reais, temos muitos amigos em comum”, revela Gica Faresin. Para Armando Saullo essa amizade entre o grupo é fundamental para o sucesso do programa “Fazer um programa em dupla já é difícil, fazer em cindo então, só sendo muito amigos mesmo. Respeitamos o espaço um do outro”, afirma o locutor e único homem na trupe. Com um formado super descolado, o “Esquenta” debate os mais diversos temas, desde os mais picantes que falam sobre relacionamento, até os sociais e esse debate não se restringe apenas aos apresentadores, os ouvintes interagem em tempo real através da página oficial do grupo no Facebook (www.facebook.com esquenta), sugerindo músicas e temas para os próximos programas. “Trazemos os ouvintes para dentro do nosso grupo de amigos. Fazemos questão de responder cada uma das mensagens que recebemos nas redes sociais”, diz a locutora Marcele Becker.
O programa também serve como “porta de entrada” para bandas que ainda não fazem parte da programação normal da rádio. “Tocamos muitas músicas de bandas de rock que não estão no roteiro da rádio. Temos a liberdade de fazermos o programa do nosso jeito”, afirma a apresentadora Fernanda Ribeiro, mais conhecida pelos ouvintes como “Fita”.
Fato é que em menos de um mês do seu retorno, a “89FM A RÁDIO ROCK”, voltou com força total. “Não tínhamos noção que seríamos tão bem recepcionados pelo nosso público. Estamos muito felizes com o carinho dos antigos ouvintes que resgatamos e com a conquista dos jovens que não conheciam a nossa história com o Rock”, comemora o dono da rádio Junior Camargo.
Em breve os detalhes dessa história de sucesso, declínio e retorno meteórico poderá ser conferido em um livro que contará toda a trajetória da Rádio Rock. É esperar para ver!
Reportagem: Thaís Partamian. Fotos: Divulgação.