Operação Hospalhaço é a ONG da diversão aos hospitais.
A Operação Hospalhaço é uma Organização Não Governamental criada com o interesse de levar a arte do palhaço para instituições hospitalares que possuam alas de internação pediátrica, ou seja, com foco principal na alegria e na terapia do riso como apoio na recuperação de crianças doentes. Criada por André Correia e Tiago Abad, a Operação Hospalhaço começou a desenvolver suas atividades em um hospital da cidade de São Bernardo do Campo em 2006. Atualmente a ONG Operação Hospalhaço atende hospitais do ABC e São Paulo, e vem se desenvolvendo constantemente para viabilizar o atendimento a mais instituições com qualidade artística e responsabilidade social.
O nome Hospalhaço surgiu através de uma pesquisa de campo realizada com o objetivo de coletar informações que nos mostrassem um novo modo de enxergar as coisas. Realizada com instrumentos científicos (o ouvido e a boca), que apesar de muito simples, trouxeram ótimos resultados. “Através deste levantamento de dados, pudemos tomar contato com afirmações totalmente ‘abrasileiradas’”, comenta André. “Palavras fornecidas por nossos ‘entrevistados’, como por exemplo, um pequeno menino franzino, dizendo: “Mãe, ‘alá’ os ‘paiaço’”, continua André.
“Também tivemos outro caso no qual a mãe perguntou: ‘Quem são esses?’, e a menina no colo do pai respondeu espontaneamente ‘Os palhaço, ué’. Teve também os que nos conheciam, mas não lembravam o nosso nome e diziam ‘Enfermeira, os palhaço não vem hoje?’. Muitos perguntavam: ‘Os palhaço vão voltar tio?’. Como podem perceber, a coleta de dados foi bastante simples, mas muito fiel à realidade, e acreditamos que a fonética produzida pela caixa vocal, e a captação sensível do ouvido foi nosso maior inspirador para tanto, finaliza André. Já a palavra “Operação” identifica que o grupo está em missão, em meio a uma ação importantíssima.
“Querendo parecer tão importante quanto às missões da CIA, FBI, SWAT e outras siglas policiais, mas no nosso caso, no sentido de uma ação pró-bobagem, ligado à boa saúde e ao respeito com a alegria de terceiros, quartos, quintos e assim vai”, diz André. Assim, surge o nome Operação Hospalhaço, um grupo composto por artistas, estudiosos da arte do palhaço, que procura levar um pouco de alegria e transformação em ambientes que vivem situações delicadas, como asilos, orfanatos e hospitais. Patch Adams O médico norte-americano que foi tema de filme “Patch Adams – O amor é Contagioso”, que foi sucesso em 1998, é um dos mais famosos médicos que também acredita que o riso e o tratamento diferenciado de enfermos pode acelerar sua recuperação. Mais informações Você pode contactar a ONG Hospalhaço pelo tel: (11) 2758-1132 ou hospalhaco@hospalhaco.org.br.
Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.